Square-Enix fecha projeto de tradução de Final Fantasy Type-0 feito por fãs

Leandro de Barros

  segunda-feira, 21 de julho de 2014

Square-Enix fecha projeto de tradução de Final Fantasy Type-0 feito por fãs

Lançamento de remasterização do game para o PS4 e Xbox One faz fechar o projeto de tradução da versão de PSP de Final Fantasy Type-0

Em 2011, a Square-Enix lançou no Japão o game Final Fantasy Type-0, para o PSP. Porém, contudo e todavia, o game nunca chegou a ser lançado no Ocidente e o resto do planeta ficou chupando o dedo sem poder jogar.

Como na Internet a única coisa impossível é a zoeira acabar, um grupo de fãs decidiu que eles jogariam Final Fantasy Type-0 em inglês nem que fosse a última coisa que eles fizessem – ok, eles quiseram traduzir por conta própria e liberar a tradução do game pro inglês pra galera que tava afim de jogar Type-0 mas não sabia nada de japonês (viu? Essa versão é menos emocionante, mas mais verdadeira).

Seja como for, durante a E3 2014, a Square-Enix anunciou uma versão remasterizada de Final Fantasy Type-0 para o PlayStation e o Xbox One, versão essa que seria lançada no mundo todinho.

A partir daí, não é preciso ser um gênio pra saber como a história se desenrola. De um lado, uma versão “independente” (pra usar o melhor termo) do jogo, que necessita de um PSP desbloqueado. Do outro, uma empresa que tem todo o direito de comercializar o seu produto no seu próprio ritmo, sem ter uma versão “independente” correndo por fora com o potencial de atrapalhar o desempenho comercial do dito produto. Obviamente, a balança tombou pro lado da Square e o projeto de tradução de Type-0 foi cancelado.

Também como era de se esperar, o responsável pela tradução não gostou muito da notícia:

Infelizmente, eu sou forçado a remover meus posts e páginas relacionadas a esse projeto de tradução de Final Fantasy Type-0. Pois é, uma certa empresa de games acha que ameaças e acusações falsas são a maneira de lidar com seus maiores fãs. No momento, eu não posso responder questões relacionadas ao assunto, mas escreverei um post mais completo sobre tudo isso quando tiver a oportunidade

Final Fantasy Type-0 ainda não tem data para sair no PS4 e no Xbox One.

via Polygon


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários