Square-Enix escolhe novo presidente e manda funcionários embora

Leandro de Barros

  quarta-feira, 03 de abril de 2013

Square-Enix escolhe novo presidente e manda funcionários embora

Yosuke Matsuda é o novo CEO da empresa japonesa, promete retirar tudo aquilo que não ajuda a Square e a empresa demite funcionários da filial de Los Angeles, nos EUA

Lightning Returns

A turbulência pela qual a Square-Enix passa continua. Depois de ver um relatório financeiro que indicava uma grande prejuízo da empresa no ano fiscal que terminou no fim de março de 2013 e de perder seu presidente, Yoichi Wada, os acionistas da Square já escolheram quem será o novo CEO da empresa japonesa: Yosuke Matsuda.

Depois de assumir o importante cargo de presidente, eu planejo revisar todos os deveres, negócios e recursos da Square-Enix de um ponto de vista de que teremos um orçamento zerado. Devido à mudança radical de ambiente, eu gostaria principalmente de revisar o que funciona e o que não funciona para a nossa empresa e então usar os nossos recursos na direção do que nos faz ser bem sucedidos e eliminando o que nos prejudica. Em relação à um plano mais concreto do que esperar de nós, eu gostaria de aprofundar essa questão em uma outra reunião em breve, então peço gentilmente pela paciência de vocês“, disse Matsuda aos acionistas da empresa depois de ser eleito o novo presidente da Square.

Não é preciso ser um gênio do mundo dos games para ver um cenário não tão bom para fãs ocidentais da Square-Enix. Com base nos últimos relatórios da empresa, “o que funciona” para ela são jogos arcade, mobile e games de console baseados no Japão. O que não funciona não lançamentos para consoles de mesa internacionais – como Tomb Raider e Hitman: Absolution, que venderam bem, mas não o suficiente.

Apesar de Matsuda só assumir o cargo de CEO da Square-Enix em junho (Yoichi Wada continuará na posição enquanto isso – e pretende continuar trabalhando na Square depois disso para “pagar sua dívida com a empresa”), as primeiras vítimas da mudança de estrutura que a empresa passará já aconteceram. De acordo com o Joystiq, um número ainda desconhecido de funcionários do escritório de Los Angeles da empresa foi demitido recentemente.

A principal função do escritório de Los Angeles da Square era a de gerir os MMOs da empresa na América do Norte, e a filial já havia sofrido cortes de funcionários no fim do ano passado.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários