Sony diz que o PS4 só sairá quando os estúdios explorarem o PS3 ao máximo

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 23 de agosto de 2011

Diretor de Operações Globais da Sony, Shuhei Yoshida, disse que a empresa japonesa só vai começar a "considerar seriamente" o PS4 quando os desenvolvedores explorarem todo o potencial do PS3

Quando a Nintendo apresentou o conceito do Nintendo Wii U na E3, muita gente começou a dizer: “É isso! A nova geração chegou! Quando sai o PS4 e o Xbox 720??“.

Segundo a Sony, só depende dos estúdios desenvolvedores de games.

O diretor de Operações Globais da Sony, Shuhei Yoshida, disse ao Eurogamer que “Olhando para o ciclo de plataformas, quando uma plataforma se torna algo em que os desenvolvedores de games não conseguem mais melhorar suas criações, então é a hora que nós temos de considerar seriamente mudar para a próxima geração” … “Gamers sempre precisam de algo novo e excitante. Se eles veem sempre os mesmos tipos de games saindo ano após ano, eles rapidamente perderão o interesse”.

Faz sentido. O problema é que nós estamos vivendo a fase de que os mesmos tipos de games saem ano após ano. Só FPS, esse ano, na E3, tinham uns 20. Ok, exagero, mas uns 7 tinha. Sai um Assassin’s Creed por ano. Mass Effect, Gears of War, estilos parecidos.

O chefão da Ubisoft já disse que os consoles atuais estão matando a criatividade da empresa, e outros desenvolvedores concordam, dizendo inclusive que estão muito perto de utilizar toda a capacidade do console. Porém, por outro lado, o chefe de núcleo da THQ, Danny Bilson, disse que introduzir uma nova geração de consoles agora, seria algo horrível.

Yoshida continuou, dizendo que: “quando você vê os games sendo lançados para o PS3, tanto do tradicional tipo de games como os novos tipos de games que usam o PS Move, existe muito mais que a gente pode fazer, do ponto de vista de desenvolvedores”.

Ok, senhor Yoshida. Eu concordo que o Move é uma tecnologia legal pra caramba. O Nintendo Wii mostrou ela muito antes, o Kinect evoluiu o conceito. Mas ele não está sendo usado! O Wii tem todos os jogos utilizando a tecnologia e, até onde se sabe, o Wii U vai manter a retrocompatibilidade. A Microsoft colocou alguns grandes jogos no Kinect, como Forza 4 e Mass Effect 3, mas o grande jogo do PS Move, até agora, é o Medieval Moves. Que é legal, eu achei o game legal, mas não tem força de comparação com os concorrentes.

Me parece uma disputa de cabo de guerra. De um lado, os desenvolvedores, cansados da plataforma, economizando nos games reutilizando gráficos e sistemas e criando vários jogos da mesma franquia e tipo. Do outro, a Sony, forçando o PS Move como se fosse o caminho a seguir antes de mais capacidade nos consoles. Como se o Move fosse “todo o potencial do PS3“.

Ou será que é tudo blefe pra isso aqui?


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários