Sony diz que o PS Vita já vendeu 2.2 milhões de cópias

Leandro de Barros

  quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sony diz que o PS Vita já vendeu 2.2 milhões de cópias

Novo portátil da Sony decepciona e demora 7 meses para atingir a marca de 2,2 milhões de cópias vendidas

Em entrevista à PlayFront, o chefão da Sony PlayStation da Alemanha, Uwe Bassendowski, comentou o desempenho do novo portátil da empresa, o PS Vita, no mercado mundial de consoles.

De acordo com o executivo, o portátil já vendeu 2,2 milhões de cópias até o dia 30 de junho. Considerando que o portátil foi lançado no Japão em dezembro, esse número representa uma média de mais ou menos umas 314 mil cópias por mês. Em termos de comparação, o Nintendo 3DS, principal concorrente do PS Vita no mercado dos portáteis, vendeu mais de 3 milhões de cópias durante os seus primeiros 7 meses de vida.

Porém, contudo e todavia, o mercado de venda de videogame é instável e nós precisamos ter cuidado ao analisar esse tipo de número. Todo console e portátil precisa de jogos pra vender bem e o Vita não é diferente. Ainda em comparação com o Nintendo 3DS, podemos lembrar que o portátil da Nintendo estava muito mal de vendas até que a empresa japonesa tomou duas decisões: efetuou um corte brusco no preço do 3DS e começou a lançar bons jogos para o portátil. Em sequência, a Big N lançou The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Super Mario 3D Land, Mario Kart 7, Kid Icarus, Resident Evil: Revelations e outros games de nome, que alavancaram (e muito!) as vendas do 3DS. A recuperação foi tão grande, que o portátil vendeu mais em 8 meses do que o seu antecessor, o Nintendo DS, durante um ano.

Ou seja, sem grandes games, o PS Vita não vai decolar e a Sony precisa começar a investir em games exclusivos para o portátil, já que a própria Sony entende bem a importância dos games para as vendas dos consoles. No longínquo ano de 1997, o Playstation, o Sega Saturn e o Nintendo 64 disputavam o mercado dos consoles de mesa e a disputa parecia parelha, até que a Squaresoft lançou o lendário Final Fantasy VII, que estimulou as vendas do PsOne e foi um dos principal fatores para o domínio do console durante a quinta geração de video-games.

Ou seja, a não ser que a Sony tenha desencanado do PS Vita como portátil e pretenda usá-lo mesmo apenas como controlador do PS3, como mostrado durante a E3 2012, é melhor a empresa japonesa investir em novos games para o portátil ou esses números vão demorar a subir.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários