O recente sucesso de vendas do Nintendo 3DS, portátil da Nintendo, poderia facilmente desanimar seu concorrente direto, o PS Vita da Sony. Poderia, mas não faz.
A Sony permanece com uma atitude positiva em relação ao mercado de portáteis, apesar dos resultados desfavoráveis. Jim Ryan, o presidente da Sony Computer Entertainment, disse em entrevista ao site MCV que as vendas do 3DS são positivas para o mercado: “Uma das coisas encorajantes sobre as vendas do 3DS durante o Natal é que confundem os pessimistas que dissem que não há espaço no mercado para portáteis dedicados apenas à jogos. E, assim, nós fomos incentivados pelos resultados do 3DS no último mês“.
Em dezembro de 2011, o 3DS quebrou recordes de vendas no Japão. Desde 1997, quando a Enterbrain começou a registrar as vendas de consoles no país, nenhum console ou portátil vendeu tanto num único mês como o Nintendo 3DS no passado dezembro.
Apesar do PS Vita ter sido lançado com um bom número de vendas, logo o portátil começou a perder espaço em relação ao 3DS. Porém, o portátil da Nintendo já tem muito mais tempo de mercado e muito mais jogos disponíveis.
O PS Vita chega ao Brasil no dia 22 de fevereiro. O preço nacional do portátil ainda não foi definido, mas deve ser mais caro do que o PS3.