Sony compra o Gaikai por $380 milhões de dólares

  Leandro de Barros  |    segunda-feira, 02 de julho de 2012

Serviço de cloud gaming é comprado pela Sony. Veremos o Gaikai no PS3 ou no PS4?

A Sony anunciou hoje a compra do Gaikai, um serviço de cloud gaming, pela bagatela de $380 milhões de dólares. Assim, usuários de produtos da Sony serão capazes de utilizar a tecnologia e os serviços da Gaikai no futuro.

Nós estamos honrados em poder ajudar a Sony à aproveitar o poder da interatividade do sistema em nuvem e à continuar a crescer o seu ecossistema, à capacitar os seus desenvolvedores com novas habilidades, à melhorar dramaticamente o alcance do seu conteúdo e à trazer novas experiências para os usuários ao redor do mundo“, disse David Perry, o fundador do Gaikai.

Mas, peraí, o que é esses sistema de cloud-gaming? São jogos só com o Cloud de Final Fantasy?

Não, amigo. Cloud gaming, ou jogos em nuvem, é um sistema de jogo bem interessante. Basicamente, você acessa servidores espalhados pelo mundo, que funcionam mesmo como nuvens, e pode jogar à partir dessas máquinas. Basicamente, você pode jogar títulos que estão instalados em outros computadores. Ou seja, você pode jogar qualquer título à partir de qualquer plataforma com acesso à internet. Teoricamente.

Como todo o processamento do jogo é feito nos servidores do serviço, não importa muito qual a configuração da máquina do usuário, já que ele só vai receber um streaming do game. O que acontece é: você dá um comando no seu computador, esse comando vai até os servidores onde o game está rodando, o game executa o comando, o servidor processa o game e envia a imagem do que está acontecendo para o jogador, praticamente em tempo real.

Caraca, parece fantástico. Mas a Sony já tem o PlayStation, pra que ela quer o Gaikai?

Bom, provavelmente para integrar tudo com os aparelhos da Sony. Teoricamente, se você tem uma conexão à internet de qualidade, você pode jogar os títulos do Gaikai até pelo Faceboook, se quiser. O detalhe é que você não precisa pagar os R$200 que custam os jogos e também não precisa ter uma máquina com configurações altíssimas pra rodar os games.

A aplicação mais óbvia é colocar o Gaikai pra rodar no PS3 e no vindouro PS4, mas o céu é o limite quando uma empresa de tecnologia com o alcance da Sony coloca as mãos numa tecnologia como a do cloud gaming.

Vamos ver o que vem pela frente.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários