Segundo EA, próxima geração de consoles não deve ter retrocompatibilidade

Leandro de Barros

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Segundo EA, próxima geração de consoles não deve ter retrocompatibilidade

CFO da empresa diz que não é provável que vejamos uma retrocompatibilidade entre gerações

Se você possui um PS3 e Xbox 360 e esperava não perder os seus jogos atuais quando a nova geração chegasse, pode começar a ficar preocupado. Em um painel de uma conferência de tecnologia, o CFO da EA, Blake Jorgensen, disse que não é provável que a nova geração de consoles tenha retrocompatibilidade.

Eu acho que as pessoas ficarão muito animadas [com a nova geração]. Uma coisa importante a se lembrar é que a próxima geração de consoles não deverá ter retrocompatibilidade com suas versões anteriores. E se você jogar a versão multiplayer de um jogo, provavelmente você não poderá jogar com alguém de uma geração diferente“, disse Jorgensen.

Ou seja, além de você não poder usar a sua coleção de games na próxima geração, tipo um Gears of War 3 por exemplo, você ainda não poderá jogar um modo multiplayer de um título de duas gerações (talvez um próximo Call of Duty) entre dois consoles diferentes (PS3 e PS4, por exemplo).

Jorgensen continuou: “Se você for um jogador de Fifa, e a temporada do futebol europeu começa em agosto, e todos os seus amigos estão jogando FIFA, você irá querer jogar na mesma geração que eles. Então, se eles forem comprar um console da nova geração se ele sair no Natal, você também irá querer comprar. Se eles segurarem e continuarem jogando na geração atual, então você provavelmente não comprará a nova geração até que a atual temporada do futebol europeu acabe“.

Veja também:

Eu não sou um especialista no mercado dos games, mas como jogador, acho que a ausência de retrocompatibilidade entre as gerações um enorme tiro no pé de Sony e Microsoft. Se essa informação se confirmar (e eu espero sinceramente que não se confirme), então um grande atrativo pra próxima geração se perderá e muita gente ficará receosa de embarcar com os novos consoles. Um dos lances legais do Wii U, a nova geração da Nintendo, é que você pode comprá-lo hoje e já tem toda a biblioteca de games do Nintendo Wii disponível pro Wii U. Se você tiver o The Legend of Zelda: Skyward Sword em casa, por exemplo, pode jogar no novo console.

Claro que se você possuir um PS3 em casa e comprar um PS4, você não vai perder o seu antigo console e poderá jogá-lo quando quiser, mas qual o real sentido em não colocar retrocompatibilidade na nova geração? A não ser que seja um problema de mídia e os novos consoles não possam ler as mídias dos consoles antigos (Blu-Ray e DVD-R)…


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários