Rumor do Dia: Valve planeja possibilidade de compartilhar jogos no Steam

Leandro de Barros

  quarta-feira, 19 de junho de 2013

Rumor do Dia: Valve planeja possibilidade de compartilhar jogos no Steam

Código de cliente do Steam revela possibilidade de compartilhamento de jogos na plataforma

A E3 2013 veio e se foi deixando alguns pontos abertos para discussão na indústria dos games. Ao invés de termos como jogabilidade assimétrica (que chamou a atenção no ano passado), o foco da discussão desse ano está nos jogos usados e no mercado digital.

Cada uma das grandes empresas do mundo dos games deu a sua visão atual sobre o assunto e você pode acompanhar uma discussão mais aprofundada sobre tudo isso aqui.

Steam Valve

Agora, parece que a gigante do mercado de vendas digitais está entrando na discussão. Foi descoberto dentro do código de cliente do Steam, plataforma digital da Valve, uma atualização do sistema que pode/deve permitir uma funcionabilidade de compartilhamento do jogo.

Basicamente, o que foi encontrado no código do Steam é isso:

  • “SteamUI_JoinDialog_SharedLicense_Title” “Shared game library”
  • “SteamUI_JoinDialog_SharedLicenseLocked_OwnerText” “Just so you know, your games are currently in use by %borrower%. Playing now will send %borrower% a notice that it’s time to quit.”
  • “SteamUI_JoinDialog_SharedLicenseLocked_BorrowerText” “This shared game is currently unavailable. Please try again later or buy this game for your own library.”

As linhas acima descrevem alguns textos que o Steam deverá começar a mostrar em breve. Um deles é o título de uma tela que mostrará todos os games que o usuário emprestou – “Shared game library” ou Biblioteca de Jogos Compartilhados. O código também sugere que um game compartilhado só poderá ser jogado por uma pessoa por vez, com o “dono do game” tendo prioridade – caso o jogo esteja rodando na conta de um amigo, o dono do game pode pedir para que ele pare de jogar, por exemplo.

Com isso, esse acaba sendo o segundo “vazamento” da Valve hoje – apesar dessa informação estar presente no código de cliente do Steam. A empresa ainda não confirmou ou negou a nova funcionabilidade, mas deve se pronunciar em breve.

Atualmente, o Steam não permite compartilhamento de jogos – apenas a conta do “dono” pode jogar o que foi comprado (apesar de poder jogar em qualquer PC, desde que use o mesmo login e senha). Essa novidade abre um precedente muito interessante no mercado de vendas digitais, embora seja complicado ver as grandes desenvolvedoras aceitando a ideia de bom grado.

Como nenhum pronunciamento oficial foi feito ainda, só podemos especular como essa funcionabilidade irá rolar dentro da plataforma – talvez existirá algum limite de tempo de gameplay? Talvez o compartilhamento exige algum tipo de pagamento?

via NeoGAF


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários