Resumo da conferência da Nintendo na E3 2012

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 05 de junho de 2012

Sem especificações técnicas, sem grandes anúncios, mas com novo Mario e Pikmin. Esse é o resumo da apresentação da Nintendo na E3 2012.

E3 2012: E começou! A mais famosa feira de games mundial dá o seu pontapé inicial com as conferências das maiores empresas de games nessa segunda-feira, dia 04 de junho, e amanhã, dia 05 e junho. Confira nosso Especial E3 2012 com todas as informações sobre a feira!


A ansiedade tomou conta dessa terça-feira, dia 5 de junho, quando a Nintendo subiu ao palco em Los Angeles para apresentar as suas novidades na E3 2012. A empresa japonesa correspondeu a ansiedade? Escrito à quatro mãos com o Pedro Luiz.

Pikmin 3: A apresentação da Nintendo começou com a apresentação do Nintendo Wii U, depois de uma brincadeira de Shigeru Miyamoto com a platéia, envolvendo imagens de Pikmin e, logo depois, o anúncio oficial de Pikmin 3 com as primeiras imagens do game. Segundo a apresentação de Miyamoto, a jogabilidade de Pikmin 3 vai girar toda em volta do cenário de cada mapa e o gamepad do Wii U será vital importância nessa parte. Por exemplo, o jogador poderá controlar quatro “líderes de Pikmin”. A posição de cada um deles, suas condições e tudo mais serão algumas das informações mostradas pelo gamepad do Wii U.

Algumas cenas com com gameplay do game foram mostrados, e a pegada “divertida” e infantil que consagrou a Nintendo está mais presente do que nunca. Parece que a Nintendo ainda pretende continuar controlando o mercado infantil, que é liderado pelo Wii, console atual da produtora. Ontem vimos, por exemplo, uma tentativa clara por parte da Sony em conquistar esse mercado… Aparentemente, a Nintendo anda incomodando. Ainda sobre Pikmin 3, a jogabilidade terá níveis mais difíceis, e contará com controles únicos, de acordo com Myamoto. Isso se deve ao fato do controle do console usar o touch screen como diferencial.

Wii U: Reggie Fils-Aime subiu ao palco para falar sobre o Wii U. O console terá duas telas integrada e, segundo a Nintendo, mudará a maneira de jogar, de ver TV e interagir com os amigos. O Wii U terá suporte à dois gamepads, ou seja, dois controles. O gamepad foi explicado depois e funciona como um controle básico da nova geração, só que maior e com a tela touch-screen, que é uma ótima novidade. O gamepad também possui acelerômetro e um sistema para sentir os movimentos que o jogador faz com ele nas mãos. O gamepad terá um microfone embutido também.

O próximo passo foi apresentar a Miiverse, a “rede social” do Wii U. A apresentação na E3 2012 foi praticamente a mesma feita no vídeo liberado no último domingo, sem muita novidade nessa parte.

Super Mario Bros. U: O novo game do Mário foi o próximo a ser exibido. O primeiro vídeo com gameplay do game foi exibido na feira. O jogo é basicamente aquilo que nós esperávamos: um clássico game do Mario, com melhorias técnicas e gráficas. A touch screen ajudará na jogabilidade.

O novo Mario foi anunciado mostrando tudo aquilo que consagrou o game no console de mais sucesso da produtora. A velha plataforma 2D está bem acabada e mais desenvolvida, mas pouco foi mostrado.

Batman: Arkham City: Enquanto a apresentação passava para o lado das third-parties, a Arlequina de Batman: Arkham City interrompeu a apresentação para chamar o presidente da Warner ao palco para falar sobre a parceria entre Nintendo e Warner. Batman: Arkham City – Armored Edition foi anunciada para o Wii U, uma versão exclusiva para o console da Nintendo. A edição trará novas armaduras para os personagens do game e terá algumas características próprias nessa versão. A nova armadura do Batman terá um medidor de força que poderá ser alterado usando o gamepad. Além disso, o jogador controlará alguns gadgets, como o “bumerangue do Batman”, com o gamepad.

Os gráficos mostrados são de extrema qualidade e as poucas cenas que vimos sobre a jogabilidade através do controle touch screen parece ser animadora. A troca de armas, os mapas, as mudanças nas caracterísiticas do personagem podem ser feitas com um simples toque na tela.

Scribblenauts Unlimited: Diga uma palavra e essa coisa aparecerá no game. A premissa da série Scribblenauts chega para o Wii U! Dessa vez, os jogadores poderão criar novos objetos, como um cão usando pneus, por exemplo. Os amigos do jogador poderão editar essas criações e jogar online a mesma partida.

Não parece acrescentar muita coisa ao cartel de jogos da produtora. Jogo coloridinho, divertidinho e que deve liderar o mercado entre as crianças.

Mais novidades para o Wii U: Vários jogos foram anunciados Darkside II, Mass Effect 3, Tank! Tank! Tank!, Tekken Tag Tournament, Trine 2: Director’s Cut, Ninja Gaiden 3 e Aliens Colonial Marines. Todos os trailers mostraram apenas poucos segundos de cenas, mas parecem contar com bons gráficos.

Wii Fit U: Nova versão do Wii Fit para o Wii U. Um trailer do novo programa de treinamento foi exibido. Inicialmente, a Balance Board continua sendo utilizada, mas o gamepad ofecerá algumas novidades na jogabilidade. Um bom tempo de tela foi destinado para o Wii Fit, que fez bastante sucesso entre as mulheres. O sistema de exercícios e joguinhos aeróbicos foi incorporado para o Wii U, e obviamente, melhorado.

Sing (título provisório): Game de música da Nintendo. É um karaokê, uma espécie de Dance Central piorado.

3DS: O portátil da Nintendo ganha seu espaço na apreentação. Super Mario Bros. 2 foi anunciado para o 3DS. O objetivo é pegar estrelas o tempo todo e o jogo sairá em agosto.
Paper Mario Sticker Star é o próximo anúncio. O objetivo agora é retirar adesivos do cenário e usá-los como itens.
Luigi Mansion’s 2: O próximo game do 3DS mostrado. Já anunciado no ano passado,  o game ganhou um pequeno trailer mostrando um pouco da sua jogabilidade. O 3DS ganhará uma conferência própria amanhã.

Third-parties para o 3DS: Castlevania: Lord of Shadow – Mirror of Fate, Disney Epic Mickey: Power of Illusion, Scribblenauts Ulimited, Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance são os games do 3DS.

LEGO City Undercover: Cenário livre, mundo aberto. Você é um policial na cidade do game e precisa resolver crimes. Tem aquela pegada LEGO que os gamers já conhecem. Uma versão portátil do game também está em desenvolvimento.

Ubisoft: O CEO da Ubisoft subiu ao palco para falar sobre a parceria entre a Nintendo e a Ubisoft com o Wii U. O primeiro game apresentado pela empresa francesa é Just Dance 4. Vai usar os controles do Wii para jogar, enquanto outra pessoa controla quais os passos serão feitos pelo gamepad.

ZombiU: O game de zumbis mostrado ontem pela Ubisoft foi apresentado hoje pela Nintendo. O gamepad, de novo, terá papel importante na jogabilidade. A idéia é que o jogador faça tudo que o personagem faz, só que com o gamepad. Por exemplo, se for preciso abrir uma porta, o jogador usa o gamepad para abrir, se for para atirar, ele mira com o gamepad e atira. AC3, Rabbids Land, Your Shape: Fitness Evolved, Rayman Legends, Sports Connections e Avengers: Battle for Earth são outros jogos da Ubisoft para o Wii U. Zombi U, game que já tinha sido mostrando num trailer da conferência da Ubisoft, foi auge da apresentação da Nintendo. De acordo com o o gameplay, os movimentos feitos com o controle do Wii U refletirão nas ações do personagem principal. O inventário de armas também estará visível no visor do controle, dando a mesma impressão que o Nintendo DS, usando uma das telas para controle do de
objetos e mapas, e a outra para o game em si. Lembrando que o jogo já havia se destacado pela junção de vários elementos, como uma Londres pós apocalíptica e uma quantidade exorbitante de sangue.

NintendoLand: O NintendoLand é game que é umaespécie de conjunto de minigames para o jogador testar o Gamepad do Wii U. Terá minigames baseados em Zelda, Luigi, Donkey Kong e outras franquias. Foi feito mesmo para os jogadores testarem o gamepad e jogarem com os amigos.

Epílogo: Depois de tudo isso, Satoru Iwata apareceu para mostrar algumas novidades do Wii U. Na verdade, o presidente da Nintendo mostrou apenas algumas “brincadeiras”, como a visão panorâmica do Wii U e uma apresentação dos minigames da Nintendo Land. Podemos ver uma família participando dos minigames propostos pela Nintendo.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários