Quer um filme de GTA? Não vai acontecer…

Leandro de Barros

  quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Quer um filme de GTA? Não vai acontecer…

Co-criador da Rockstar explica que a empresa já recebeu convites para um filme de GTA, mas explica quais os problemas com uma adaptação desse tipo

GTA V NikoGTA V vem aí para iniciar mais um capítulo na vida de uma das franquias mais famosas e referenciadas do mundo dos games. Durante os anos, Grand Theft Auto conseguiu se livrar do estigma de “polemizador fácil” para realmente começar a ganhar atenção e reconhecimento pelas histórias e sátiras que seus jogos mostravam.

Com isso, muita gente sempre se pergunta se algum dia veremos um filme de GTA nos cinemas. A resposta, de acordo com o co-fundador da Rockstar, Dan Houser, é “não”.

Nos ofereceram essa oportunidade, muitas vezes, e nunca nos agradou. O dinheiro nunca chegou perto do de valer arriscar uma das jóias da nossa coroa. Nossos pequenos papos com Hollywood sempre nos fizeram voltar correndo pro mundo dos games

Mesmo assim, nós estamos vendo o nascer (ou a expectativa do nascer) de uma nova era em blockbusters hollywoodianos. Se os filmes de super-heróis são a sensação atualmente, a perspectiva é que os filmes sobre games sejam o alvo do futuro na indústria americana do cinema – especialmente quando vemos que franquias como Uncharted, Mass Effect, Metal Gear Solid, Splinter Cell, Assassin’s Creed, Tomb Raider e World of Warcraft já possuem filmes em pré-produção. Com isso, eventualmente, alguém irá descobrir como levar um game para as telonas, mas mesmo essa perspectiva não agrada a Rockstar:

A liberdade de podermos fazer o que quisermos criativamente é de um valor enorme. No segundo que você chega perto de Hollywood, as pessoas parecem dispostas, ou forçadas, a perder muito desse controle. Esse tipo de atitude de que ‘isso não vai funcionar bem’ é exatamente a forma como NÃO trabalhamos. Nós sempre tentamos pensar em coisas que sejam inovadoras e novas, e ir para um mundo onde isso não é encorajado seria horrível

Porém, vocês sabem o que as pessoas dizem: a TV é o novo cinema. Depois de séries de TV como Breaking Bad, Mad Men, Game of Thrones, Sherlock e afins mostrarem ter tanta (ou mais) qualidade artística quanto os melhores filmes de Hollywood (e outros polos cinematográficos), talvez a televisão não fosse o caminho para uma adaptação de GTA? Houser até concorda, mas ainda assim possui suas preocupações:

É muito mais fácil imaginar GTa como uma série de TV, o formato é mais próximo, mas eu ainda acho que estaríamos perdendo muito para realmente fazer algo do tipo. Nós temos uma experiência de mundo aberto muito grande, com cerca de 100 horas de duração, e que oferece ao jogador o controle de fazer tudo o que eles querem fazer, querem ver e como eles verão. Um mundo onde você pode fazer tudo, desde roubar um banco a assistir uma aula de ioga ou ver TV, tudo no seu próprio tempo. Como você condensa tudo isso em duas horas ou numa experiência de 12 horas onde você acaba tirando as coisas principais: a ação do jogador e a sua liberdade? Nós amamos os jogos e nós pensamos que temos algo para dizer nos games – e os games tem muito a dizer. Por que não deveríamos apenas continuar fazendo isso?

E você, jovem? Gostaria de ver um filme de GTA ou concorda com a Rockstar e que o melhor é continuar nos games mesmo?

via The Guardian


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários