Presidente da Square-Enix quer empresa focada em JRPGs novamente

Leandro de Barros

  terça-feira, 01 de abril de 2014

Presidente da Square-Enix quer empresa focada em JRPGs novamente

Yosuke Matsuda quer os games da empresa dedicados aos fãs hardcore

Yosuke Matsuda, o novo presidente da Square-Enix, disse em entrevista ao Nikkei Trendy que quer a empresa focada no desenvolvimento de JRPGs novamente.

O executivo revelou que, analisando algumas informações sobre recentes sucessos (ou jogos não-tão-bem-sucedidos-assim) na história recente da empresa, percebeu que os fãs de RPGs ao estilo oriental não são um nicho reservado apenas ao Japão, mas que estão espalhados pelo mundo.

No passado, quando desenvolvemos jogos pensando no mercado global, nós perdemos o nosso foco e não apenas fizemos games que não eram para os japoneses, mas que acabaram se tornando títulos incompletos que nem mesmo eram adequados à uma audiência global. Por outro lado, existem jogos como Bravely Default, um RPG com seus próprios elementos feitos para o público japonês, que acabou vendendo muito bem pelo mundo

Percebendo que existe público pelo mundo para bancar as produções de jogos que antes eram vistos como “de nicho”, Matsuda defende que as desenvolvedoras não precisam (e não devem) alterar suas franquias e seus talentos para agradar um genérico “público geral”. Para ilustrar seu ponto, ele cita Hitman: Absolution, lançado pela própria Square (mas desenvolvido pela IO Interactive) em 2012.

O time de desenvolvimento de Hitman: Absolution realmente sofreu por causa disso [tentar fazer o game e a franquia mais “agradáveis” ao “público padrão”]. Eles implementaram uma grande quantidade de “elementos para as massas” ao invés de elementos para os fãs da série, já que estavam tentando atingir a maior quantidade de novos jogadores possível. Foi uma estratégia para ganhar um apelo de massa para o game. Porém, o que faz a série Hitman boa é o seu apelo aos seus jogadores mais hardcore e muitos fãs sentiram uma falta de atenção nesse sentido, o que fez com que o game sofresse nas vendas.. Então, para os títulos AAA que estamos desenvolvendo para as nossas séries, nós basicamente queremos voltar às suas raízes e focar no público fiel, enquanto trabalhamos em um conteúdo que poderá fazer com que os fãs digam coisas como ‘Esse é o Hitman que eu conheço0. Acredito que essa é a melhor maneira dos nossos estúdios mostrarem suas forças.

Yosuke Matsuda sem dúvidas está mudando a maneira de pensar da Square-Enix. Se isso fará com que a empresa tenha um desempenho financeiro melhor do que o que andou tendo nos últimos tempos, só o tempo dirá.

via Siliconera


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários