Pré-E3 2012: O que esperar da Sony

  Leandro de Barros  |    sábado, 02 de junho de 2012

PS4? PS Vita? O que a Sony levará para a E3 2012?

SEMANA PRÉ-E3 2012: Uma tonelada de material de divulgação dos games da E3 2012 já saiu nesses dias que antecedem a mais famosa feira de games da atualidade. Se você anda meio perdido nesse vendaval de vídeos, imagens e anúncios, confira tudo reunido no nosso Especial E3 2012!


PlayStation 4? PS Vita? Exclusivos? O que a Sony levará para a E3 2012? Diferente do ano passado, quando a empresa chegou à feira com a moral abalada por causa da queda da PSN algumas semanas antes.

Nesse ano a Sony chega à E3 com o objetivo de levantar as vendas do PS Vita, apresentar novidades para o PS3 e, quem sabe, surpreender os gamers que estarão de olho na feira.

PS Vita, o portátil que vale um fusquinha

Um dica sobre o grande foco da Sony na E3 2012: começa com PS e termina com Vita.

O novo portátil da empresa, que custa o preço de um fusquinha no Brasil, será o centro da apresentação da empresa na E3 2012. Quem diz isso não sou eu, é a própria Sony. Dos 20 games que a empresa vai levar para a feira, dezoito são para o portátil.

Aliás, o PS Vita tem passado por uns tempos difíceis. As vendas estão muito baixas e, no começo do ano, o Vita perdia em vendas até para os eu antecessor, o PSP. Uma boa apresentação na E3 2012 será vital para levantar a moral do portátil.

No ano passado, a Nintendo passava por uma situação parecida com o Nintendo 3DS. O portátil da empresa não vendia nada e também não possuía muitos games. Na E3 2011, a empresa japonesa focou sua apresentação no portátil, revelando novos games e dando destaque às funcionabilidades do 3DS. Nos meses seguintes, com o lançamento de mais jogos para o 3DS, o portátil começou a vender muito mais. A estratégia deu tão certo, que o próprio Shigeru Miyamoto recomendou que a Sony siga o mesmo caminho nesse ano.

Falando de hardwares: você quer ver o PS4 na E3 2012?

O anúncio do Nintendo Wii U, o primeiro console da nova geração, na E3 do ano passado fez com que o mundo dos games se animasse com as perspectivas do futuro. Essa animação acabou gerando uma quantidade infindável de rumores sobre a nova geração de consoles, principalmente sobre os possíveis novos consoles da Sony e da Microsoft.

Ainda que a Sony já tenha confirmado que não anunciará o PS4 na feira, os boatos não cessam. Há quem diga que o codinome de desenvolvimento do console é Orbis, trabalhando em conjunto com o nome do PS Vita. Orbis Vita significa “ciclo da vida”, o que pode indicar algum tipo de projeto da Sony envolvendo os dois consoles.

Já surgiram vários tipos de comentários sobre as especificações do novo console, embora a versão oficial da Sony seja negar que o console exista e não comentar rumores. O PS4 pode surgir na E3 2012? Poder, pode. Mas é bem improvável.

Exclusivos devem ser a força do PS3 contra a novidade do Wii U

Com 6 anos de idade, a experiência e a biblioteca de games é a principal força do PS3 contra as novidades do mercado, como o Nintendo Wii U, novo console da Big N. Mas o que fazer, de verdade, quando um novo console chega à praça?

A principal estratégia da Sony nesse ano é apostar na força de games exclusivos para o seu console.

De um lado, a Naughty Dog apresentará The Last of Us, um dos games mais aguardados da feira nesse ano. Anunciado no VGA 2011, o game logo chamou a atenção do público pela sua temática, seus envolvidos e pelo visual cinematográfico apresentados nos vídeos divulgados até agora.

A Naughty Dog é a empresa responsável pela muito bem sucedida franquia Uncharted, que ganhou um novo capítulo no ano passado. Quem for mais velho, vai lembrar da Naughty Dog pelos games de Crash Bandicoot no PsOne e pela franquia Jak and Dexter no PS2. Some a experiência de fazer games divertidos com o fantástico visual cinematográfico de Uncharted e ainda adicione a pegada pós-apocalíptica envolvendo zumbis e monstros e tenha um jogo que vai manter gamers de todo o mundo salivando de ansiedade.

Em The Last of Us, o jogador assumirá o controle de Joel, um sobrevivente de algum tipo de epidemia global. Joel anda acompanhado da jovem Ellie, uma adolescente que é filha de um amigo de Joel. A Naughty Dog já avisou que o foco do game não serão os zumbis/monstros, mas sim o relacionamento entre Joel e Ellie.

Mas nem só de zumbis vive a Sony. Sempre sobra um pouco de espaço para decapitações, desmembramentos, sangue e todo o tipo de violência que só um retalhador de deuses pode trazer. É por isso que God of War: Ascension é outro dos games mais aguardados da E3 2012.

O novo capítulo da saga de Kratos, que na verdade é um prólogo do que já vimos até aqui, foi um dos segredos mais mal guardados da história dos games. A quantidade de rumores que saiu do jogo foi uma coisa inacreditável e, pelos vistos, todo mundo sabia que o game sairia e o que ele teria bem antes da Sony sequer anunciá-lo oficialmente.

Mas o que interessa é que Kratos estará de volta na E3 2012 e dessa vez ele trará um modo online com ele. O novo game da sanguinária franquia terá um modo online que colocará jogadores em equipes divididas por deuses patronos para lutar. Como transpor o interessante sistema de batalha de God of War para um modo online? Essa deve ser uma das respostas que teremos na E3 2012.

E aproveitando que estamos falando de pancadaria e sangue, nada melhor do que lembrar que a Sony está preparando um Smash Bros. só para ela.

Chamado de Playstation All-Stars Battle Royale Motherfucker Sword of God Morra Seiya, o game reunirá ícones dos consoles da Sony para trocar sopapos em batalhas comandadas pelo jogador.

Ainda que nós já demos uma olhada em imagens e vídeos do game, o sistema de combate ainda é uma incógnita. Além disso, o elenco do game divulgado por enquanto é bem pequeno e os fãs estão ansiosos por algumas revelações bombásticas na E3 2012. Afinal, o que pode ser mais interessante do que colocar Kratos pra lutar contra Nathan Drake enquanto Cole MacGrath chuta a canela do Sweet Tooth ao fundo?

Antes de passar para a parte das especulações, ainda vale lembrar de dois games “menores” que estarão na apresentação da Sony com certeza: LittleBig Planet Karting, a versão de corrida da franquia mais fofinha do PS3, e Sly Cooper: Thieves in Time, um dos dezoito games para PS Vita que a empresa levará para a feira.

É muito esperar por The Last Guardian e GTA V na E3 2012?

Oficialmente, a Sony disse que levaria 20 jogos para a E3 2012: dezoito para PS Vita e dois para PS3. A cota para PS3 está completa com Playstation All-Stars Battle Royale e God of War: Ascension (The Last of Us é da Naughty Dog e não da Sony). Mas, e The Last Guardian?

A primeira aparição do game desenvolvido pelo mesmo time de Ico e Shadow of the Colossus foi na E3 2009. De lá pra cá, muita água rolou por baixo da ponte, Fumito Ueda deixou a Sony (mas continua trabalhando no projeto), mas nós ainda não fazemos idéia de quando poderemos jogar The Last Guardian.

A história do garoto que tenta escapar das ruínas de um gigantesco castelo ao lado de um grifo parece um daqueles games “amaldiçoados”, que aparecem, conquistam o coração de todo mundo, mas problemas na produção fazem com que o jogo vire sinônimo de piada na rede. Tipo Final Fantasy Versus XIII, por exemplo.

Enfim, seria interessante ver pelo menos um trailer do game, só para não deixar o público esquecer que ele existe. Por enquanto.

Já o caso de GTA V é um pouco diferente. Desde o seu anúncio, a Rockstar ainda não divulgou mais nada do game de forma oficial. Nós ainda não sabemos qual será a plataforma do game, mas ele deve seguir o caminho do seu antecessor e sair para PS3, Xbox 360 e PC. Assim, faria sentido colocar o game na conferência da Sony ou da Microsoft.

Só nos resta, aguardar e torcer por mais informações de GTA V.

Série Pré-E3 2012


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários