PES 2012 x FIFA 12 – Já fez a sua escolha?

  Eder Augusto de Barros  |    sábado, 24 de setembro de 2011

Fizemos uma análise das 3 demos divulgadas até agora, duas de PES e uma de FIFA, e vamos tentar clarear suas ideias para evitar a dúvida cruel no fim das contas!

Bom, dúvida cruel amante do esporte supremo, sim dúvida, aqui não tem essa de óbvio. Ok, você sempre jogou FIFA, e daí? Não vai experimentar nunca uma coisa nova? E você PESboy, também não? Saibam que os dois tipos estão errados, tem que testar, por isso existem as demos, pra você não gastar uma fortuna em um jogo e depois nunca mais jogá-lo porque é uma porcaria, não seja tonto cara-pálida, teste os dois!

Digo isso porque quando eu fiz esse post falando da primeira Demo de PES 2012, muitos criticaram dizendo que eu era fã de FIFA, todos enganados, jogo PES desde o falecido Winning Eleven 3 (nome japonês do jogo), isso no PSOne, por volta de 1997 ou 1998. Mas experimentei o FIFA com mais intensidade no FIFA 11, e realmente achei melhor que o PES, todos já diziam que desde 2008, ou seja, as versões de nome “2009” dos dois títulos, o FIFA passou a frente do PES e se consolidou como o melhor game de futebol. Ok, é verdade. A última versão realmente boa do PES foi o 2008 (lançado em 2007). Se formos fazer um placar desde a re-nomeação de Winning Eleven para Pro Evoluction Soccer, o PES ganha com muita vantagem do FIFA, até o game de 2008, o último “gol” dos PES em cima do FIFA, estava 7 a 0, sete meus amigos, parece o Corinthians 7 x 1 San7os.

Ok, o FIFA melhorou na partida e fez três gols, 2009, 2010 e 2011. Diga-se de passagem o 2011 foi um golaço, o PES nem viu a cor da bola, foi um show de bola. Mas isso mexeu com o emocional da equipe da Konami, e eles prometeram uma melhoria em campo, e o FIFA, prometeu o que mesmo? Pois é, nada! Aí é que tá amigos, isso é um jogo de futebol, e no futebol existem várias míticas, como por exemplo “Quem não faz, toma!” ou então”Nem sempre quem tá melhor na partida é que marca o gol!”, e isso é o que parece estar acontecendo esse ano.

A segunda Demo de PES 2012, isso mesmo, segunda, traz as reais melhorias físicas e de inteligência de jogo, as tais prometidas. Enquanto a primeira demo do jogo da Konami parecia o PES 2011 com a função de controlar dois jogadores (mal executada) e só. A segunda Demo traz tudo de novo do jogo, jogabilidade muito melhor, a física da bola também, os passes são bem mais perfeitos, não acontece tantos erros idiotas e jogar no vazio. Movimentação dos jogadores mais fácil, mais rápida, enfim, um novo jogo, se é que é possível.

E a Demo do FIFA 12? Mais do mesmo, nem os gráficos estão melhores. Um novo sistema de defesa, mas acho que não foi bem executado, espero que no jogo venha inteligente. Meus amigos, não me batam, o FIFA não está ruim, mas tá igual, é mais do mesmo do FIFA 11.

Ou seja, gol do PES, mesmo o FIFA melhor em campo. E isso é bom para quem? Para a torcida é claro, afinal todos os fãs de PES vão ganhar um jogo realmente bom depois de 3 anos. E os fãs de FIFA vão ganhar mais um quase perfeito jogo da EA. E a torcida agradece.

E você já escolheu o seu? Eu já fiz a pré-compra do meu, não conto qual foi. Na quarta-feira, a meia-noite, to na loja para buscar :)

Para refrescar a sua memória, vale um trailer dos dois games:

Pro Evolution Soccer 2012 sairá no dia 29 de Setembro para PS3, Xbox 360, PC, Wii, PSP PS2.

FIFA 12 será lançado pela EA Games em 29 de Setembro para PS3, PC Xbox 360.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários