O Xbox One pode não funcionar em alguns países

Leandro de Barros

  quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Xbox One pode não funcionar em alguns países

Empresa libera lista de países onde o Xbox One terá suporte no lançamento e o console pode não funcionar nos reinos que estão fora da lista

Essa semana deve estar sendo péssima para os responsáveis pela divisão de games da Microsoft – ou eles foram vendidos pra Sony e ninguém anunciou nada ainda.

Apesar de ter feito uma conferência bem legal na E3 2013 – e vamos ser sinceros, a apresentação da empresa foi redondinha, com vários jogos inéditos e exclusivos para o Xbox One – a empresa viu a principal rival tripudiar das características menos populares do Xbox One e ganhar o apoio do público nessa nova guerra de consoles.

À cada novidade publicada por fóruns e sites estrangeiros, piores as coisas ficam para o Xbox One. Dessa vez, uma das piores notícias sobre o console foi divulgada no NeoGAF (via @DouglasNerd).

O disclaimer da Microsoft com informações sobre a pré-venda do Xbox One chegou até lá (e você pode lê-lo aqui) e há uma certa parte que é bem preocupante.

Basicamente, a Microsoft diz que lançará o Xbox One nos seguintes países: Australia, Austria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Até aí, tudo bem.

O problema vem quando o mesmo disclaimer diz que “os jogos do Xbox One serão ativados e distribuídos apenas nas regiões geográficas especificadas“. Lembram o papo de que você precisaria instalar CADA JOGO do Xbox One que comprar no seu console? Pois bem, você precisará instalar e ATIVAR os jogos – e eles só funcionarão nas regiões citadas acima.

Calma aí, calma aí! Você está apressando conclusões! Eu moro no Brasil e tenho uma conta americana na Xbox Live, é só fazer o mesmo no Xbox One!“, brada o leitor irritado.

Você não está errado em pensar assim, exceto que está porque isso não vai adiantar. A fonte para tal declarão é, novamente, a própria Microsoft. Em um dos canais de apoio ao cliente do Xbox no Twitter, um usuário fez exatamente a mesma pergunta que todos nós estamos fazendo. A resposta:

xbox one twitter

Para você que não entende inglês, uma explicação: o usuário que atende pelo username de @Crofna perguntou se, caso ele tenha uma conta da Xbox Live em um país da lista acima (no caso, o Reino Unido) MESMO NÃO MORANDO NO PAÍS, ele poderia usar o Xbox One? A resposta foi “países sem suporte podem não ter a experiência completa e podem não funcionar” – dá pra conferir o papo no Twitter aqui.

Para você que lê isso, nada a se preocupar – o Brasil é um dos países da lista. O problema começa com outros países que não receberão o suporte ao Xbox One. Este que vos escreve, por exemplo, vive em Portugal, país não listado. Eu até poderia dirigir até a Espanha e comprar um Xbox One lá ou importar em alguma loja, mas o video-game “pode não funcionar” na minha casa.

Obviamente que os executivos da Microsoft podem responder à isso da mesma forma que responderam sobre o problema da conexão obrigatória: “se você quer um console que seja suportado no seu país, nós temos o Xbox 360“.

Obrigado, mas acho que prefiro o concorrente.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários