O que esperar da E3 2015

Eder Augusto de Barros
edaummm

  sexta-feira, 12 de junho de 2015

O que esperar da E3 2015

O maior evento de games do mundo começa no domingo e vai até terça-feira com conferências, quem vai até Los Angeles ainda tem mais dois dias para curtir a feira

No próximo domingo, dia 14, as 22h30 no horário da nossa capital federal começa em Los Angeles a Electronic Entertainment Expo 2015 (E3), o maior evento para os amantes de vídeo-games do mundo. O evento é muito maior do que as conferências que nós, no hemisfério sul, assistimos via streaming, porém o que nos interessa mesmo é quais serão os anúncios e o que as empresas que vão ocupar os palcos do Los Angeles Convention Center vão nos apresentar.

2015 parece ser definitivamente o ano da Realidade Virtual. A Microsoft acabou de selar um acordo com a Oculus VR para trazer o mais famoso dispositivo do gênero, o Oculus Rift, para o seu console. A Sony tem o Project Morpheus, que deve ser bastante explorado na sua conferência no dia 15. A Valve, dona do Steam, não vai se apresentar mas deve levar para a feira o Steam VR, suas recém lançadas Steam Machines o Steam Controller para fazer barba, cabelo e bigode com os visitantes que estiverem por lá. Até a Nintendo deve mostrar algo, mesmo não se apresentando nos palcos do Los Angeles Convention Center, a Big N fará a sua já tradicional Nintendo Direct no Youtube para apresentar suas novidades para os próximos 12 meses, e uma delas deve ser um novo Virtual Boy, só para não remar contra a corrente, não é?

Assim como o foco da convenção em 2013 foram os consoles da nova geração, esse ano as realidades virtuais devem dominar as conferências. Porém nem só de revoluções tecnológicas vive a E3. Jogos, muitos jogos é o que queremos. Até porque, vamos combinar, essa nova geração ainda está bem primitiva no quesito variedade.

Bethesda

A Bethesda, estúdio de jogos como a franquia The Elder Scrolls fará a sua estreia numa E3 e pode-se dizer que no assunto jogos é uma das mais aguardadas, até porque ninguém mais aguenta ver Assassin’s Creed, FIFA e NFL. A empresa porém já entregou os segredos e todo mundo já sabe o que ela irá mostrar no evento. O novo e aguardo Fallout 4, anunciado na semana passada, e também o novo Doom, anunciado há duas semanas.

O RPG pós-apocalítico ganhou um trailer de anúncio um pouco mais corpulento que Doom, apesar de nenhum dos dois mostrar cenas de gameplay, que deve ser visto apenas nos telões da conferência. Há quem rumorize que a empresa pode mostrar também Dishonored 2, sequência do game de 2012, seria a surpresa da noite.

Electronic Arts

A Electronic Arts abre o dia 15 para as desenvolvedoras, já que a Microsoft vem primeiro. Na conferência da EA você verá muito esporte. FIFA, NBA, NFL e qualquer outro esporte possível. Mais um Need for Speed, anunciado há uma semana, também é o destaque da empresa.

Porém os destaques da EA devem ser os jogos baseados no universo Star Wars, a empresa vai mostrar com certeza o Star Wars: Battlefront e pode pintar o The Old Republic também. O novo Mirror’s Edge Catalyst também vai ser mostrado.

A EA faria a festa da galera se mostrasse o novo Mass Effect, mas nada foi confirmado até agora. Outra surpresa da publicadora seria mostrar o tal jogo do universo Star Wars que a Visceral Games (franquia Dead Space) está produzindo, ainda sem título.

Ubisoft

Na segunda-feira, dia 15, a Ubisoft sobre aos palcos logo após a EA, ás 19 horas. A desenvolvedora francesa promete para este ano mais informações do recém anunciado Assassin’s Creed: Syndicate.

2863661-assassins_creed_syndicate_jacob_hr_blackMais detalhes sobre Tom Clancy’s The Division também devem ser mostrados, já que o jogo estava marcado para 2015 e sofreu um pequeno adiamento. A primeira vez que The Division esteve na E3 foi em 2013, essa é a hora de mostrar tudo que dá do multiplayer pós-apocalíptico de mundo aberto e não repetir os trailers e gameplays antigos. Outro game com o selo do saudoso Tom Clancy deve dar as caras, Rainbow Six: Siege.

Quando o assunto é surpresas a Ubisoft pode tirar da cartola um novo Far Cry, não seria a primeira vez. Watch Dogs 2 e Beyond Good & Evil 2 também podem pintar, mesmo que sejam chances bem remotas. Um novo Rayman também é uma possibilidade. No press-release divulgado pela empresa francesa há cerca de duas semanas, eram prometidos jogos ainda não anunciados para a conferência.

Square-Enix

A Square-Enix só se apresenta na terça-feira, dia 16, às 14 horas. A desenvolvedora japonesa trará para sua apresentação os novos e aguardados Just Cause 3 e Deus Ex: Mankind Divided. Além é claro de Final Fantasy XV que já esteve todas as E3 que eu acompanhei e ainda não foi lançado. Kingdom Hearts III e Dragon Quest Heroes também estão confirmados. Rise of Tomb Raider deve pintar na conferência da Microsoft.

Ainda pode pintar um novo Hitman, ainda mais com o filme do personagem para estrear este ano. Triad Wars, o multiplayer que se passa no mesmo universo de Sleeping Dogs também pode aparecer. Star Ocean 5 e SaGa também são possibilidades na conferência da publicadora japonesa.

Final-Fantasy-XV-1

WB Games, Activision

Sem conferência própria mas com algumas coisas para mostrar está a Activision que tem como seu carro-chefe o óbvio Call of Duty: Black Ops III. O novo e ainda não-oficial Destiny: The Taken King também pode aparecer em uma das conferências, além de Guitar Hero Live, o novo Skylanders e Overwatch.

A Warner Bros. Games deve aproveitar alguma conferência para mostrar alguns de seus games que estão gerando bastante hype, Batman: Arkham Knight que estará a alguns dias do lançamento deve receber os últimos minutos de atenção da publisher na intenção de atrair que ainda não se decidiu. Mad Max é outro game que vai ter atenção durante as conferências, o hype do filme e os bons vídeos divulgados até aqui devem fazer do jogo um dos must see do evento.

Isso sem falar da infinidade de LEGOs. Tem o Dimensions, o Marvel’s Avengers e o concorrente do Minecraft, LEGO Worlds. Isso se não pintar nenhum novo.

max-game-2

2K, Rockstar, Konami, Capcom e mais

A 2K pode mostrar o novo XCOM2 e Battleborn, além de um novo Civilization, mas nada disso deve ter real destaque dentro das conferências. Alguns rumores apontam a possibilidade de um Borderlands 3 ou novo Bioshock, mas e tudo muito remoto e idéias ao vento, nada de concreto existe. A Rockstar no entanto pode estar preparando o Red Dead Redemption 2 para o evento.

Na Konami, PES 2016 deve pintar pois já ganhou um trailer para o evento, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é outro jogo da desenvolvedora japonesa que vai marcar presença no evento. A Capcom deve mostrar o novo Street Fighter V na conferência da Sony, já que o game vai estar no evento para ser tentado. Uma remasterização de Resident Evil e uma coleção do Mega Man também podem vir pela empresa. A Namco Bandai vai levar para o evento, possivelmente, o aguardadíssimo Dark Souls III e pode ser o melhor momento para anunciar a versão para consoles de Tekken 7 que já está disponível para arcades. E a Telltale Games deve mostrar novidades da série The Walking Dead além do Minecraft: Story Mode.

Sony

Nas fabricantes, a Sony além o Project Morpheus deve mostrar bastante de Uncharted 4: A Thief’s End, além do aguardadíssimo No Man’s Sky, que teve destaque na E3 passada e depois disso pouco se falou sobre o game. Gran Turismo pode aparecer, talvez o tal Gran Turismo Sports. O novo Ratchet & Clank também, já que foi anunciado essa semana. Uma remasterização de God of War III para o PS4 também pode estar em pauta na gigante japonesa, já que foi oficializada recentemente e já está em pré-venda. Falando em remasterização, essa semana a Naughty Dog e a Sony anunciaram a coleção Uncharted: Drake Collection com os três primeiros jogos da franquia remasterizados para o PS4.

A desenvolvedora de Killzone, a Guerrilla Games, estaria desenvolvendo um RPG ainda não confirmado e pode pintar como surpresa no tempo de tela da Sony, o certo é que algo do estúdio SERÁ mostrado. Além, é claro, como já se tornou rotina, The Last Guardian. A lenda, o mito, o game que foi mostrado na E3 de 2009 e enlouqueceu quem assistia até agora não saiu de um mísero pedaço de CGI. A Sony já confirmou que o jogo sai, um dia ele sai. Será que é em 2015? Algo o Santa Monica Studios (God of War) também pode ser foco da conferência, mesmo que o presidente da Sony tenha dito que esse ano seria dos jogos third-party.  Persona 5 e Persona 4 – Dancing All Night também aparecerão pois a Atlus liberou credenciais com os dois jogos que “meio” que confirma a presença deles.

Uma versão slim ou com 1TB do PS4 não seria encarada como surpresa também, a Microsoft já anunciou um novo pack do Xbox One com dois controles e 1TB de espaço de armazenamento. Sobre o Vita? No idea. Talvez Gravity Rush 2.

Microsoft

A Microsoft já larga na frente na corrida para a vitória dessa E3, a empresa que abre o dia 15 já fechou uma parceria com a Oculus VR para ter a seu favor nessa corrida da realidade virtual o Oculus Rift, o dispositivo mais reconhecido até então deste meio. Fora isso, todos esperavam um pouco mais do exclusivo Quantum Break, mas parece que não vai rolar.

Rise of Tomb Raider deve ser grande destaque da conferência caixista, Halo 5: Guardias e Forza 6 também. Gears of War HD também vai aparecer, além de ser o ano da realidade virtual, 2015 será o ano das remasterizações. Por um lado evoluíamos na maneira de jogar, por outro, jogamos os mesmos jogos de 5 ou 6 anos atrás. Ou mais.

Fora isso a Microsoft deve falar ou mostrar algo sobre o porque ela pagou 2,5 bilhões de dólares no Minecraft, certo? Além de algo do novo Prototype.

A empresa deve perder um pouco de tempo da sua conferência com o Windows 10 e como isso ajuda os gamers. Streaming entre plataformas, integração do PC com o Windows Phone e o Xbox One, essas coisas.

Nintendo

A Big N vai levar para a feira o Mario Maker e Star Fox para o WiiU, deve mostrar um pouco disso no Nintendo Direct também. Nada de The Legend of Zelda, para desespero dos nintendistas. Xenoblade Chronicles X deve ser mostrado mas até aqui nada é novo.

Novo mesmo deve ser o tal Nintendo NX, ou o que quer que isso seja. Na corrida pela realidade virtual, uns apontam ser um novo Virtua Boy. Parte da especulação sugere que será um novo console, mas nós só vamos descobrir no dia 16.

Nintendo deve mostrar algo do Hyrule Warriors pra 3DS, algo do novo Fire Emblem, talvez Shin Megami Tensei x Fire Emblem apareça também. Sempre rola os rumores do novo Metroid pro Wii U, mais amiibos devem ser anunciados e porque é da vida… Yoshi’s Woolly World. E tem rumores de um novo Diddy Kong, algo novo da Platinum e infelizmente o novo Sonic.

Horários

 Conferência  Data Hora (Brasília)
 Bethesda 14 de Junho 22h30
 Microsoft 15 de junho 13h30
Electronic Arts 15 de junho 17h00
Ubisoft 15 de Junho 19h00
Sony 15 de Junho 22h00
Nintendo 16 de Junho 13h00
Square-Enix 16 de Junho 14h00
PC Gaming Show 16 de Junho 21h00
Sony América Latina 16 de Junho 22h00

* Colaborou: Thiago Alencar.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários