Nvidia anuncia o Tegra K1, chip que leva gráficos de última geração para mobiles

Leandro de Barros

  terça-feira, 07 de janeiro de 2014

Nvidia anuncia o Tegra K1, chip que leva gráficos de última geração para mobiles

Tecnologia da Nvidia diminui a distância entre games de consoles e de dispositivos móveis

Durante a Consumer Electronic Expo 2014 (CES 2014), a Nvidia anunciou o Tegra K1, um novo chip gráfico com o potencial de levar as plataformas móveis de games para um level totalmente novo.

Com um processador gráfico (GPU) de 192 núcleos baseado na arquitetura Kepler e em DirectX 11, o Tegra K1 é capaz (por exemplo) de trabalhar com a, por enquanto, inédita Unreal Engine 4 e a OpenGL 4.4.

Esse blablabla técnico todo quer dizer que, segundo a Nvidia, o Tegra K1 é capaz de rodar games com nível gráfico equivalente aos da nova geração de consoles (PS4 e Xbox One), com um bônus: o Tegra K1 consome apenas 5W de energia, enquanto (em termos comparativos) o Xbox 360 consumia 100W.

O chip virá também em duas versões: uma com quatro núcleos de 32-bits, seguindo mais ou menos a mesma linha do Tegra 4 já disponível atualmente nas lojas. Essa versão deverá estar disponível nas lojas ainda no primeiro semestre desse ano.

Já a segunda versão, trazendo a tecnologia Denver, dois núcleos de 64-bits e a arquitetura ARMv8, só deverá sair no segundo semestre do ano.

Abaixo, você pode ver um vídeo com a demo da Unreal Engine 4 rodando em um dispositivo com o Tegra K1:


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários