Nintendo apresenta planos para superar momento financeiro complicado

Leandro de Barros

  quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Nintendo apresenta planos para superar momento financeiro complicado

Empresa quer valorizar o Wii U e investir num projeto novo para melhorar a qualidade de vida dos jogadores

Se você acompanha as novidades relacionadas com os video-games, deve saber que a Nintendo passa por um momento complicado. Com um baixo número de vendas do Wii U, a empresa espera finalizar o ano fiscal de 2013-2014 (em Março) no prejuízo – pelo 3º ano consecutivo.

As ações da empresa caíram e voltaram a subir, games da Nintendo em smartphones foram discutidos e o presidente da Big N cortou o seu salário, mas uma solução não foi apresentada para esse problema.

Hoje, porém, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, realizou  uma entrevista coletiva no Japão para expor quais as estratégias da empresa para valorizar o Wii U e, enfim, alavancar as vendas do video-game.

À curto prazo, a empresa pretende investir tempo e cuidado na divulgação e utilização do GamePad do Wii U, talvez a característica mais chamativa do console, através de games que utilizem melhor os recursos do controlador e do Virtual Console, que deverá rodar games de DS por ali.

À longo prazo, a Nintendo revela o plano de “redefinir a noção de entretenimento para algo que melhora a qualidade de vida das pessoas“, utilizando uma combinação de games e consoles para criar algo que eles chamam de “tecnologia non-wearable (não-vestível)” em prol da saúde dos usuários. A apresentação da empresa não forneceu muitos detalhes sobre esse projeto, então não fica claro se a ideia é desenvolver algum tipo de software que faça algum trabalho de monitoramento da condição física dos jogadores em hardwares como o Wii U ou o 3DS, ou se a Nintendo está pensando em algum hardware novo para essa função.

Um outro pronto mencionado pela empresa é a possibilidade de ceder seus personagens para outras desenvolvedoras. Mas nada de se animar e imaginar um Mario desenvolvido pela Naughty Dog para o PS4, a ideia da Nintendo é apoiar e incentivar alguns crossovers com outras franquias (Mario e Sonic, por exemplo) para poder conservar seus personagens no Wii U e fortalecer o console.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários