Morre Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo

Leandro de Barros

  quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Morre Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo

Responsável por transformar a Nintendo numa empresa de games morreu aos 85 anos

Sad Mario

Hiroshi YamauchiHiroshi Yamauchi, um dos homens mais importantes na indústria dos video-games no Japão, faleceu na madrugada desta quinta-feira (19/09) em Kyoto, na Terra do Sol Nascente.

De acordo com o Nihon Keizai, Yamauchi estava internado por causa de uma pneumonia e morreu no hospital, aos 85 anos de idade.

O japonês foi um dos principais nomes da indústria dos video-games pelo seu trabalho na presidência da Nintendo. Yamauchi assumiu o cargo em 1949, quando a companhia ainda se chamava Marufuku e fabricava cartas de baralho. Durante a sua gestão, a empresa começou a se interessar por video-games, fabricou o Famicon, criou os clássicos Zelda, Mário e Metroid, contratou nomes como Shigeru Miyamoto e Gunpei Yokoi e se tornou na gigante dos video-games que é hoje.

Yamauchi se aposentou em 2005, quando passou a presidência da empresa para Satoru Iwata, que a ocupa até hoje. Ele também era o segundo maior acionista da empresa no momento e foi considerado, em Março do ano passado, o 12º homem mais rico do Japão com uma fortuna estimada nos R$2,5 bilhões.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários