Microsoft volta atrás e libera gameplay offline no Xbox One e troca de games!

Leandro de Barros

  quarta-feira, 19 de junho de 2013

Microsoft volta atrás e libera gameplay offline no Xbox One e troca de games!

Comunicado da empresa confirma o fim da necessidade de conectar o Xbox One à Internet uma vez por dia e libera a troca, venda e compartilhamento de jogos

Em maio, a Microsoft anunciou o seu novo console para a sétima geração de games: o Xbox One. O video-game foi anunciado com uma série de restrições, entre elas uma dificuldade para vender/trocar games, necessidade de conectar o console à Internet uma vez por dia e um certo bloqueio à games indie.

Obviamente, tais medidas despertaram a fúria da comunidade gamer e o console começou a ser rechaçado pelos consumidores – muitos deles motivados pelo fato do PS4, principal concorrente do Xbox One, não ter nenhuma dessas restrições.

A situação chegou à tal ponto que pudemos ver algo assim na página oficial do Xbox no Facebook:

Xbox protestos

Sim, são milhares de comentários com o dedo do meio para a empresa.

Como não é boba, a Microsoft decidiu voltar atrás nas suas políticas para o Xbox One. Em um comunicado publicado por Don Mattrick, Presidente da Divisão de Entretenimento da empresa, a Microsoft confirma o fim da necessidade de conexão à cada 24 horas com a Internet e as restrições contra jogos usados no Xbox One:

xbox one mudanca

  • Uma conexão com a Internet não será requisitada para jogar games offline do Xbox One – Depois de uma instalação única do sistema com um novo Xbox One, você poderá jogar qualquer game em formato físico sem nunca precisar conectar à Internet novamente. Não há um requerimento de conexão à Internet à cada 24 horas e você pode levar o seu Xbox One para onde quiser e jogar seus games, assim como no Xbox 360;
  • Trocas, empréstimos, revendas, presentes e aluguel de games físicos serão como hoje – Não teremos limitaões para usar e compartilhar games, funcionará como acontece hoje no Xbox 360.

A Microsoft também confirmou que os usuários poderão comprar os games do Xbox One em formato digital no mesmo dia do lançamento físico, mas esses não poderão ser revendidos ou emprestados – assim como hoje em qualquer sistema (embora o Steam esteja tentando mudar).

A novidade é ótima para os fãs da marca Xbox, já que duas das maiores implicâncias com o console foram derrubadas pela empresa americana. A Microsoft, porém, ainda não derrubou a “trava por regiões” do console.

#ATUALIZADO: Ao Kotaku US, um representante da Microsoft esclareceu alguns pontos dessa mudança:

  • Será necessário baixar um patch para poder habilitar todas essas mudanças no Xbox One;
  • As boas notícias cobram um preço: por causa dessa mudança, o Xbox One não terá a funcionabilidade de fazer rodar os games onde quer que você esteja (antes, você poderia instalar o game na sua “conta” e jogar em outro Xbox One, agora precisará levar os games até algum outro console) e a “biblioteca de compartilhamento” da Xbox Live também foi cortada;
  • Outro ponto é que a Microsoft acabou com a “trava por regiões”! Qualquer país poderá comprar e jogar um Xbox One!;

via Microsoft


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários