Microsoft quer ver 1 bilhão de consoles vendidos na nova geração

Leandro de Barros

  sexta-feira, 24 de maio de 2013

Microsoft quer ver 1 bilhão de consoles vendidos na nova geração

Executivo da Microsoft espera que a próxima geração de consoles venda, junta, entre 400 milhões e 1 bilhão de video-games

O assunto da semana, pelo menos no mundo dos games, foi o anúncio do Xbox One feito pela Microsoft na terça-feira. O sucessor do Xbox 360 foi apresentado para o público – que acabou não gostando muito da ausência de games na conferência e de algumas informações posteriores.

nextgen all

Porém, Yusuf Mehdi (executivo da empresa e um dos apresentadores da conferência do Xbox One) disse em entrevista à OXM que a Microsoft tem metas ambiciosas para o futuro: vender entre 400 milhões e 1 bilhão de consoles na próxima geração. Antes que você caia da cadeira de tanto rir, vale o esclarecimento: ele está falando de TODOS os next-gen juntos, não apenas o Xbox One.

O mercado cresce, aproximadamente, 30% a cada geração. Então, essa atual geração deve girar em torno das 300 milhões de unidades vendidas. Alguns expecialistas da indústria pensam que a próxima geração deve passar das 400 milhões de unidades. Isso se for apenas um video-game, durante a próxima década. Nós achamos que podemos ir além de um simples video-game, esse é o nosso objetivo, e você pode ir dos 400 milhões para potenciais 1 bilhão de unidades“, disse Muhdi.

Talvez não tenha ficado claro, então vamos desenhar. A sexta geração de consoles (Dreamcast, PS2 e Gamecube) vendeu cerca de 186 milhões de unidades pelo mundo (10 milhões do Dreamcast, 155 milhões do PS2 e 21 milhões do Gamecube). A sétima e atual geração (PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii) vendeu, até agora, cerca de 253 milhões de unidades (77 milhões do Xbox 360, 77 do PS3 e 99 do Nintendo Wii). Fazendo algumas contas rápidas, podemos ver que a sétima geração já vendeu mais ou menos 36% a mais que a anterior.

Se a progressão continuar na próxima geração, o esperado é que PS4, Xbox One e Nintendo Wii U vendam, juntos, mais de 400 milhões de unidades. Porém, a Microsoft alucina achando que o fato do Xbox One ser um aparelho que mistura TV com o video-game, ele seria o responsável por um boom de vendas elevando a próxima geração à vender até 1 bilhão de unidades. SPOILER: não vai acontecer. E se acontecer, não será por causa do Xbox One – não com atitudes COMO ESSAS.

Para completar, Muhdi disse que a eMicrosoft ainda espera ultrapassar a marca 100 milhões de unidades do Xbox 360 nos próximos anos. Apesar da nova geração vir por aí, o Xbox 360 e o PS3 ainda deverão ficar nas lojas por muito tempo (a EA, por exemplo, pretende lançar jogos para as plataformas até 2017) – portanto, a empresa espera elevar as vendas do Xbox 360 de 77 milhões de unidades para 100 milhões.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários