Microsoft pretende oferecer achievements para quem ver TV

Leandro de Barros

  terça-feira, 28 de maio de 2013

Microsoft pretende oferecer achievements para quem ver TV

Empresa americana pretende começar a oferecer conquistas para programas televisivos

O GameIndustry encontrou patentes registradas pela Microsoft que indicam que a empresa quer oferecer achievements (ou conquistas, no Brasil) para quem assistir TV – provavelmente no Xbox One.

Na descrição da patente, podemos ler algo como: “Ver TV tende a ser uma experiência passiva para o espectador, sem muitas oportunidades de participar ou ter experiências interativas com o conteúdo apresentado. Para aumentar a interactividade e encorajar o usuário a assistir um ou mais conteúdo, prêmios e conquistas podem estar relacionados à esse conteúdo“. Ainda segundo a patente, o Kinect poderia ser usado com a tecnologia. A câmera poderia focar se o espectador executou determinada ação ao assistir o programa – por exemplo, imagine um jogo de futebol onde você ganha o achievement “Juiz FDP!” quando mostrar o dedo do meio pra tela ou onde você ganha o achievement “VAI CURINTIA!” se tiver com a camisa do Corinthians.

Agora, juntando essa patente (que foi registrada em novembro e, por algum motivo, passou despercebida por todo mundo) e a apresentação do Xbox One na semana passada, fica fácil juntar o panorama: a Microsoft espera que os achievements para a TV motivem o público a ter o Xbox One e assistir TV com ele – já que aparentemente esse foi o foco da Microsoft na semana passada.

Apesar da situação até ter um ar cômico – mais alguma coisa relacionada à TV e Xbox One – a ideia da Microsoft nem é tão ruim assim. Afinal, usando achievements, a empresa pode realmente ter a chance de popularizar o Xbox One  com o auxílio dos canais de TV. Lembra quando o Twitter começou a se popularizar no Brasil e todos os programas começaram a colocar a @ deles na abertura ou no encerramento? O mesmo pode acontecer com o Xbox One – acaba sendo um bolo onde ambos ganham ao popularizar a ideia.

Não custa lembrar que, caso tudo isso vá pra frente, deverá ser apenas nos EUA por enquanto.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários