Mais rumores surgem sobre a nova geração de consoles

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 03 de abril de 2012

Surgem novidades sobre os lançamentos e capacidades do Nintendo Wii U, Xbox 720 e do PS4

Prevejo que teremos uma Guerra dos Consoles em breve, meus amigos. Até porque, os rumores já indicam que estamos numa espécie de Guerra Fria dos Consoles, se é que vocês me entendem.

Atualmente, o único console da nova geração oficialmente anunciado é o Nintendo Wii U da Nintendo. Fora isso, o que temos em mãos é uma quantidade calaminosa de rumores sobre os novos consoles da Microsoft e da Sony, sendo chamados por aí sob o codinome de Durango e Orbis, respectivamente.

Ontem, mais rumores saíram sobre os três consoles, que você poderá conferir abaixo.

Nintendo Wii U – possível nova data de lançamento, Ubisoft apostando forte no console, dúvidas sobre a capacidade do Wii U

Se antes nós podíamos esperar o Nintendo Wii U para a época do Natal, novos rumores indicam que a Nintendo talvez tenha um pouco mais de pressa para lançar seu novo console.

Segundo o Wii U Daily, o novo console da Big N pode chegar às lojas norte-americanas no dia 18 de novembro. A fonte da publicação é um email que circulou entre os funcionários da Media Land, uma loja de games japonesa.

Ainda de acordo com a publicação, o Japão veria o lançamento do console uma semana depois do lançamento norte-americano. Para dar credibilidade à teoria, vale lembrar que o Nintendo Wii foi lançado no dia 19 de novembro de 2006 e o Gamecube no dia 18 de Novembro de 2001 nos EUA.

Porém, se você está muito animado com a perspectiva de ter em mãos o Nintendo Wii U, saiba que os desenvolvedores que já trabalharam com a nova invenção da Nintendo diferem sobre o potencial do console.

De um lado está a Ubisoft, que aposta com força no Wii U e pretende ser a principal distribuidora third-party do console. “Nós temos grandes planos para o Wii U. Nossa intenção é ser a principal third-party do Wii U, como nós fomos os principais com o Kinect e com o 3DS“, disse o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Ubisoft, Tony Key.

Eles [Nintendo] vieram até nós e pediram para que fizéssemos Red Steel. O que aconteceu foi que, quando os kits de desenvolvimento chegaram no nosso prédio, os outros times de desenvolvimento apareceram para ver como eram. Antes que a gente percebesse, tínhamos três projetos sendo desenvolvidos para o Wii U na mesma sala. Daí um outro cara de um outro estúdio estava nos visitando e deu algumas idéias…“, continuou o executivo.

A Ubisoft já tem Assassin’s Creed III, Ghost Recon Online, Killer Freaks from Outer Space e outros games anunciados para o Wii U.

Por outro lado, outros desenvolvedores não partilham da mesma animação da empresa francesa. O GamesIndustry conversou com alguns alegados desenvolvedores de games que preferiram ficar anônimos. O feedback dessas conversas não é muito animador.

“[O Wii U] não está no mesmo nível do PS3 ou do Xbox 360“, disse um. “Os gráficos não são tão poderosos“.

Uma segunda fonte afirmou: “Não produz gráficos tão bons quanto os do PS3 ou 360. No geral, o Wii U simplesmente não consegue acompanhar [o PS3 e o Xbox 360]”.

As críticas não se limitam ao potencial gráfico do console: “O problema com o controle-tablet é que só te dão um deles. Você só consegue usar um controle e ele não é completamente independente“, disse outra fonte.

Vale lembrar que a Nintendo deve apresentar o Wii U com mais calma e atenção na E3 2012, onde teremos mais informações sobre sua capacidade técnica.

PS4 – Orbis

De acordo com uma fonte do VG 24/7, a Sony pretende lançar o sucessor do PS3 antes que a Microsoft possa lançar o sucessor do Xbox 360.

A fonte da publicação afirma que a Sony já convidou vários desenvolvedores para algumas reuniões em Maio e Junho, onde a empresa deverá mostrar seu novo hardware para alguns estúdios. Se for verdade, algumas informações do novo console da empresa podem fazer nessa época.

Ou alguns rumores falsos podem ser plantados nessa mesma época. Ficaremos de olho.

Xbox 720 – Durango

O mesmo VG 24/7 trás algumas novidades sobre o novo console da Microsoft.

Conforme havia sido divulgado antes, o Durango deve usar o Blu-Ray como mídia, segundo a publicação. O site diz que o novo console da Microsoft deve sair no Natal de 2013 e listou algumas especificações técnicas do hardware do Xbox 720:

  • Duas unidades de processamento gráfico equivalentes à série AMD 7000 (rumores indicam que o PS4 usará GPUs da AMD também);
  • As duas unidades de processamento gráfico trabalharão de forma independente. Ao invés das duas unidades desenharem o mesmo objeto ao mesmo tempo, cada uma desenhará um objeto diferente;
  • O processador do console terá quatro ou seis núcleos. Um exclusivo pro Kinect e outro para o sistema operacional;
  • O console exigirá uma conexão permanente com a internet como uma medida anti-pirataria;
  • A próxima geração do Kinect virá acoplada no novo console

Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários