Linha de bonecos interativos da Nintendo se chama Amiibo e é anunciada na E3 2014

Leandro de Barros

  quinta-feira, 12 de junho de 2014

Linha de bonecos interativos da Nintendo se chama Amiibo e é anunciada na E3 2014

Iniciativa da Nintendo mescla bonecos e video-games num estilo similar a Skylanders

amiibo 2A Nintendo aproveitou a sua apresentação durante a E3 2014 para anunciar oficialmente a sua linha de bonecos interativos chamada amiibo (sim, com o “a” minúsculo).

Assim como acontece em Skylanders e Disney Infinity, os amiibo são miniaturas dos mais famosos e importantes personagens da Big N e carregam um chip com certos dados, que são trocados com games da Nintendo quando as figurines são colocadas na área de comunicação sem fio do Gamepad do Wii U.

Vários games da empresa japonesa farão uso da tecnologia (e os bonecos terão diferentes funções para cada jogo), começando com Super Smash Bros. No jogo de luta da Nintendo, os amiibos se tranformarão em personagens jogáveis dentro do título – e cada um deles carrega seus “atributos próprios” para o combate, que são aprimorados e evoluídos com o tempo. Por exemplo, o usuário pode ter um amiibo do Mário e treiná-lo para que seja um personagem mais eficiente em combate, além de poder customizar os seus golpes. Assim, quando for jogar Super Smash Bros. com seu primo chato no churrasco de fim de ano da família, pode levar seu amiibo bombado nos esteróides e chutar a bunda magrela daquele pivete. Ou não, o importante é que os dados ficam gravados dentro do boneco e podem ser utilizados depois em diferentes consoles ou jogos.

Além de Super Smash Bros., a Nintendo também anunciou mais quatro games que usarão a tecnologia: Mario Party 10, Captain Toad: Treasure Tracker e Yoshi’s Wooly World, além do já lançado Mario Kart 8. Como os amiibos influenciarão esses jogos ainda um segredo, mas é fácil imaginar os bonecos criando novos personagens jogáveis em Mario Party 10 e Mario  Kart 8.

O Wii U deverá a plataforma oficial dos amiibo, embora o 3DS deverá receber umaperiférico extra que permitirá que a comunicação entre o portátil e as miniaturas aconteça.

Por enquanto, esses são os personagens cujos amiibos já foram anunciados:

amiibo

Da esquerda pra direita: Marth (Fire Emblem), Donkey Kong (Donkey Kong), Yoshi (Mario), Link (The Legend of Zelda), Pikachu (Pokémon), Zelda (The Legend of Zelda), Fox (Star Fox), Mario (Mario), Samus (Metroid), Villager (Animal Crossing), Princesa Peach (Mario), Kirby (Kirby), Pit (Kid Icarus), Wii Fit Trainer (Wii Fit).

Obviamente esses são apenas a primeira “linha” de amiibos, com um sem número de personagens podendo ganhar versões em miniatura também – nomes como Luigi, Toad, Bowser, Pikmin, todos os mais de 600 Pokémons, versões diferentes de personagens já anunciados, como o Baby Mario, Metal Mario, Link de Ocarina of Time, Link de Skyward Sword, Toon Link, etc, etc, etc…

Oficialmente, os amiibos serão lançados ainda em 2014, junto com Super Smash Bros.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários