Já é possível jogar Pong com a força da mente

Leandro de Barros

  segunda-feira, 24 de junho de 2013

Já é possível jogar Pong com a força da mente

Laboratório de um neurocientista brasileiro pretende usar a tecnologia para fazer um paralítico controlar um exoesqueleto e dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil

Professor XDavid Schwarz, estudante de doutorado na Universidade de Duke, conseguiu uma façanha bem interessante para o mundo dos games – e da tecnologia em geral – recentemente.

Segundo reporta o NewsObserver, Schwarz conseguiu utilizar eletrodos e ondas cerebrais para poder jogar Pong apenas com a força da mente!

O projeto foi desenvolvido para um evento especial da Universidade, uma espécie de acampamento para alunos do colegial americano conhecerem os trabalhos realizados em carreiras científicas dentro da Universidade de Duke. Schwarz, estudante de doutoramento em Neurociência, resolveu então desenvolver o sistema que permite jogar Pong com o pensamento.

A tecnologia por trás do experimento pode parecer um mistério para meros mortais como nós, mas envolve dispositivos que capturam a atividade elétrica dos neurônios no cérebro dos jogadores e, com base numa leitura da atividade cerebral de cada um realizada previamente, consegue determinar para qual posição a paleta do jogador deve se mover (para cima ou para baixo).

David Schwarz, o desenvolvedor da tecnologia, trabalha no laboratório do Dr. Miguel Nicolelis, brasileiro e um dos maiores nomes no campo da Neurociência atualmente (ele chegou inclusive a ser considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American). O laboratório trabalha para usar essa tecnologia na tentativa de reverter quadros de paralisia no corpo humano. Muito sobre esse trabalho deverá ganhar as páginas da imprensa mainstream no ano que vem, já que o laboratório pretende colocar um paralítico controlando um exoesqueleto com o cérebro para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

via NewsObserver


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários