“Half-Life 3 não está em desenvolvimento”, diz dublador da Valve

Leandro de Barros

  quinta-feira, 15 de agosto de 2013

“Half-Life 3 não está em desenvolvimento”, diz dublador da Valve

John Patrick Lowrie diz que, entre outras coisas, a tecnologia do uso de captura de movimentos em games está sendo um problema para Half-Life 3

Half LifeHoje é o dia 15 de Agosto de 2013, ou 15/08/2013. 1+5 = 6; 6+8 = 14; 1+4 =5 e 5+1= 6; 6+3 = 9, que dividido por três dá 3. Logo, Half-Life 3 confirmado, certo?

Bom, aparentemente não.

No seu blog pessoal, o dublador John Patrick Lowrie, que já trabalhou em vários jogos da Valve incluindo Half-Life 2, afirmou que a empresa não está desenvolvendo o aguardado terceiro capítulo da série no momento.

Lowrie, que também é casado com Ellen McLain (a GlaDoS), afirmou em comentários no blog que um dos grandes problemas para a produção de Half-Life 3 é a tecnologia de captura de movimentos para o game.

Eis o maior desafio em produzir Half-Life 3: a moda agora com FPSs é a captura de movimentos. Uma das grandes coisas de Half-Life 2 é que todos os personagens que você encontra realmente olham para você quando estão falando com você, não importa onde você vá ou fique. Com captura de movimentos, não dá para fazer isso – pelo menos ainda não. Uma vez que o ator faça algo e esse movimento seja capturado, é isso que o personagem fará. Funciona muito bem em filmes, mas quando faz algo interativo bem menos interativo. Então esse é um dos problemas que eles estão tentando resolver

Quando o dublador diz que “eles estão tentando resolver” o problema da captura de movimentos, temos a impressão que os funcionários da Valve estão fazendo horas extras para trabalhar no assunto. Obviamente, não é isso que está rolando por lá:

Eles não me contam os planos de negócios que tem, eu fiquei sabendo disso através de uma conversa que tive. No momento, eles estão bem ocupados com os jogos que já lançaram e que ainda recebem apoio da Valve, além do negócio do Steam que eles fazem, então eu não quero aumentar as esperanças de alguém. Eu não faço ideia do que eles estão planejando para o futuro, mas eu tive essa conversa com um pessoal da Valve e achei que talvez vocês gostassem de saber o que eles estão pensando sobre isso

De fato nós gostamos, senhor John Patrick Lowrie. Então, quando nós vimos Half-Life 3 naquele diretório de e-mails da Valve, talvez fosse tudo sobre isso? Ideias e conversas sobre como trabalhar a tecnologia de captura de movimentos para o game?

Claro, esse não é o único “problema” para Half-Life 3 – se fosse, eles poderiam simplesmente não usar captura de movimentos. Lowrie afirmou nos comentários do seu post que “a Valve não está desenvolvendo Half-Life 3 por várias razões, entre elas o problema com a captura de movimentos”.

Vale lembrar que o post é de 2011, mas os comentários sobre Half-Life 3 foram feitos recentemente – e já deletados.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários