Franquia Zelda pode receber colaboração ocidental, segundo Miyamoto

  Leandro de Barros  |    quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Nintendo elogia a parceria com a americana Retro Studios e Miyamoto diz que Zelda pode ser a próxima franquia a receber colaboração

Atualmente, é possível perceber uma clara distinção entre o mercado de games ocidental e o mercado de games japonês. Apesar de existirem games que fazem sucesso nos dois lugares, como The Elder Scrolls V: Skyrim, a maioria dos gêneros que faz um sucesso tremendo no oriente, normalmente não alcança o mesmo êxito com o grande público do ocidente e vice-versa.

A Nintendo, uma das mais tradicionais empresas de games japonesa, começa a dar sinais de querer agregar e fazer parcerias com desenvolvedoras ocidentais em suas produções. E o exemplo disso é a americana Retro Studios.

A desenvolvedora já colaborou com a Nintendo em diversos títulos da franquia Metroid Prime no passado e, mais recentemente, participou do desenvolvimento de Mario Kart 7.

Numa entrevista ao site Wired, Shigeru Miyamoto, lenda do mundo dos games e que não deve se aposentar tão cedo, comentou o trabalho da desenvolvedora americana e sinalizou que a Nintendo pode dividir os encargos do desenvolvimento de uma das suas franquias de ouro com empresas ocidentais: “Nós já colaboramos anteriormente com a Retro nos jogos da série Metroid Prime. Eu acho que se nós falarmos de outra franquia [que pode receber colaboração ocidental], Zelda pode ser uma franquia em potencial“.

Miyamoto ainda disse que a parceria da Nintendo com a Retro funcionou muito bem nos últimos anos e comparou a diferença entre os games ocidentais e os japoneses: “As pessoas normalmente dizem que games feitos por desenvolvedores ocidentais são de alguma forma diferente em relação ao gosto dos jogadores, em comparação com os jogos japoneses. Acho que isso significa que os desenvolvedores ocidentais e os desenvolvedores japoneses são bons em áreas diferentes“.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários