FIFA está ajudando o futebol a se tornar popular nos EUA

Leandro de Barros

  quinta-feira, 27 de novembro de 2014

FIFA está ajudando o futebol a se tornar popular nos EUA

EA Sports alega que seu game está ajudando a popularizar o esporte no país

O EUA é um dos países mais populares em termos de esportes. Por exemplo, é bem raro o ano em que os atletas de lá não obtém desempenho excepcional nas Olimpíadas.

Porém, tem um esporte que é popular no mundo todo, exceto lá: o futebol. A magia do esporte bretão nunca conseguiu conquistar o coração americano da nação do baseball, futebol americano e do basquete.

Mesmo assim, a cada Copa do Mundo uma ideia vem sendo martelada na cabeça dos fãs de futebol: o EUA está gostando cada vez mais de futebol e tendo resultados cada vez melhores. Na Copa 2014, o #TeamUSA se classificou no “grupo da morte”, que contava com a Alemanha, Portugal e Gana, além dos ianques. Alguns anos antes, quase foram campeões da Copa das Confederações em cima do Brasil!

Na Copa desse ano, as TVs americanas registraram um aumento bem grande de audiência: a final do campeonato foi o jogo de futebol mais visto da história do país, com mais de 25 milhões de expectadores

Existem vários fatores para explicar esse crescimento de popularidade do esporte no país, mas a EA Sports já escolheu um deles: o FIFA.

De acordo com a desenvolvedora, o seu game está sendo responsável por um aumento de popularidade do futebol profissional no país e eles tem dados para comprovar isso: por exemplo, cerca de 34% dos americanos que jogaram FIFA se tornaram torcedores de algum time de futebol profissional, enquanto cerca de 50% passaram a mostrar mais interesse pelo esporte.

O EUA é também o segundo país que mais comprou o FIFA e joga cerca de 293 milhões de partidas por ano no game. Além disso, o bom desempenho da seleção nacional na Copa do Mundo 2014 fez com que o futebol nos EUA também ficasse mais valorizado: o FIFA 15 registrou um aumento de 112% de americanos jogando com times da MLS, a liga americana de futebol – o mais popular desses times é o Seattle Sounders FC, time onde joga o capitão da seleção Clint Dempsey.

fifa infografico futebol eua


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários