Encontraram os cartuchos enterrados de ET nos EUA

Leandro de Barros

  sábado, 26 de abril de 2014

Encontraram os cartuchos enterrados de ET nos EUA

Cartuchos de ET - O Extraterrestre, game da Atari, enterrados nos anos 80 são encontrados!

O ano era 1983 e a Atari vinha de uma situação muito complicada. No ano anterior, acostumada com o sucesso de suas portagens de games de fliperama para o Atari 2600, a empresa apostou forte na produção de uma versão de consoles de Pacman. 12 milhões de cartuchos com o game foram produzidos, mesmo a empresa só tendo vendido cerca de 10 milhões de consoles – a ideia era que o game fosse um sucesso tão grande, mas tão grande, que aumentaria as vendas do Atari 2600.

Ao mesmo tempo, a Warner Comunications, que havia comprado a Atari alguns anos antes, cravou um acordo milionário com Steven Spielberg: um valor entre os $20 e os $25 milhões de dólares pelos direitos de adaptação de ET – O Extraterrestre para os video-games. Era a primeira vez que algo assim era feito, um pioneirismo incrível. 5 milhões de unidades produzidas que, somadas com as 12 milhões de Pacman, representavam uma aposta alta que poderia colocar a Atari no topo permanente da indústria dos vídeo-games.

Só que as coisas não deram certo.

Pacman vendeu cerca de 7 milhões de unidades, mas esse desempenho não foi nem de perto o que a empresa precisava e o jogo de ET foi um desastre. Os distribuidores devolveram os cartuchos e, além de um prejuízo gigantesco que quase matou a infante indústria dos games, ainda deixou a Atari com milhões de cartuchos guardados nos EUA sem saber o que fazer com eles. A solução foi enterrá-los no deserto do Novo México – para evitar que a sua maldade fosse espalhada pelo mundo.

Pelo menos é o que diz a lenda, certo?

Pois bem, a Microsoft resolveu investigar essa lenda mais de perto. Depois de um longo tempo de negociações, a Fuel Entertainment, em parceria com a Microsoft e a LightBox Entertainment, obteve os direitos exclusivos de escavação no aterro de Alamogordo, no Novo México, onde os cartuchos teriam sido supostamente enterrados.

O processo de escavação rolou nesse sábado, dia 26 de Abril, e o resultado pode ser visto nas imagens abaixo:

atari et

Pois é, encontraram os cartuchos de ET. A lenda urbana era real. Agora é contratar alguém pra tentar caçar a Loira do Banheiro e investir numa equipe documentarista que consiga capturar o Saci.

Aliás, eu estou com medo do que pode acontecer no futuro agora que esse mal foi liberto das profundezas da Terra. Já vi muitos filmes começarem assim e terminarem com o mundo em perigo porque demônios foram libertos.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários