Leandro de Barros
quarta-feira, 06 de fevereiro de 2013
EA foi a melhor produtora de games em 2012, segundo o Metacritic
Agregador de críticas e reviews elege a Eletronic Arts como a melhor produtora de games de 2012
Depois de divulgar o seu estudo sobre os games lançados em 2012, o Metacritic (um dos mais famosos agregadores de críticas e reviews na Internet) publicou um novo estudo sobre o mercado, dessa vez focando nas produtoras de games.
Basicamente, o agregador separou os games lançados em 2012 entre as diversas distribuidoras e produtoras do mercado e tentou ver quem fez o melhor trabalho no aon passado. Para isso, o site definiu quatro critérios:
- Média de todos os games lançados em 2012;
- Porcentagem de produtos com boas reviews (com nota maior/igual a 75 no Metacritic);
- Porcentagem de produtos com reviews ruins (com nota menor/igual a 49 no Metacritic);
- Número de “ótimos” títulos (com nota maior/igula a 90 no Metacritic);
Juntando os quatro critérios e avaliando os games lançados em 2012, o Top 10 de produtoras de 2012 foi liderado pela Eletronic Arts. Tendo publicado cerca de 37 títulos diferentes em 2012, a empresa foi a única a obter uma média geral acima de 75 (75.2). O pior jogo da EA no ano, segundo o Metacritic, foi Medal of Honor: Warfighter, que mesmo assim obteve uma nota de 53, fazendo com que a EA fosse uma das únicas produtoras no Top 10 a não ter nenhum game com média “ruim”.
Em segundo lugar, veio a Microsoft, que viu em Mark of the Ninja seu melhor lançamento de 2012. A Microsoft havia liderado esse mesmo ranking em 2011 e caiu uma posição no ano passado. Fechando o pódio em 3º lugar está a Sony, que publicou 45 títulos diferentes em 2012, o “melhor” deles Journey, que obteve uma classificação de 92 no Metacritic. Vale lembrar que a Sony também não teve nenhum game com nota menor que 49 em 2012 – o “pior” foi Star the Party! Save the World.
A Nintendo vem em 4º lugar, com 37 games publicados e uma média de 71.2. Em 5º, temos a Capcom com 70.4, seguida da Warner Bros. (70.6), Ubisoft (68.2), Konami (69.0), SEGA (69.9) e Activision (64.4).
Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.