Diretor de Mass Effect 3 comenta a polêmica sobre o final do game

  Leandro de Barros  |    segunda-feira, 19 de março de 2012

Casey Hudson soltou um comunicado comentando a polêmica em torno do final de Mass Effect 3

Nessa altura do campeonato, você provavelmente já ouviu falar sobre a polêmica em torno do final de Mass Effect 3, da BioWare. Caso você tenha vivido numa estação espacial nos últimas semanas (ou simplesmente não curte games), um resumo simples do que acontece:

A BioWare lançou Mass Effect 3, o game mais aguardado do ano no VGA 2011. Os fãs aguardavam pacientemente o game, crendo que ele seria épico. O jogo saiu, a galera jogou e não curtiu o final. Os fãs decidiram então criar uma campanha para que a BioWare lançasse outro final pro game, via DLC, já que o estúdio sempre prezou a opinião dos fãs no desenvolvimento dos games da franquia e a própria saga Mass Effect é baseada nas escolhas dos jogadores. Os fãs, inclusive, começaram a arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade para chamar a atenção da empresa.

Dito isto, o diretor do game, Casey Hudson, postou um comunicado na Rede Social da BioWare sobre os protestos dos fãs da franquia.

Mass Effect 3 teve de lidar com muitas expectativas, não apenas por uma grande experiência de jogo, como também pela resolução de  incontáveis tramas e decisões que vocês fizeram como jogadores desde que a jornada começou em 2007. Por isso, nós desenvolvemos Mass Effect 3 para ser uma série de encerramos para as tramas principais da série, cada uma culminando em cenas que mostram as consequências de suas ações. Você então carrega o conhecimento dessas consequências com você enquanto completa os últimos momentos de sua jornada“, disse o diretor.

Nós sempre pretendemos que a escala do conflito e o sacrifício como tema adjacente [da história] levariam para um final agridoce – de outra maneira, nós trairíamos as agonizantes decisões que Shepard fez durante sua jornada“.

Hudson ainda admitiu que a trama do game falhou em não dar final à todas as pontas soltas criadas durante os dois jogos anteriores:

Nós reconhecemos que alguns dos nossos fãs mais apaixonados precisam de mais encerramento, mais respostas e mais tempo para se despedir de suas histórias – e esses comentários são igualmente válidos“.

O diretor aproveitou para reiterar a parceria criada entre BioWare e os jogadores, lembrando que o estúdio sempre ouviu os fãs da franquia e que foram os comentários dos jogadores que definiram algumas direções que os games anteriores tomaram.

Nós não fizemos tudo sozinhos. Durante o trajeto da série, Mass Effect tem sido uma experiência compatilhada entre o time de desenvolvimento e nossos fãs – não apenas uma experiência compartilhada ao jogar os games, mas durante sua criação e desenvolvimento. 

Uma demonstração de amor por Garrus e Tali fez com que eles fossem incluídos como interesses amorosos em Mass Effect 2. Um pedido por sistemas de RPG mais profundos levou mudanças cruciais no projeto de Mass Effect 3. O feedback de vocês sempre importou. Mass Effect é uma colaboração entre os desenvolvedores e os jogadores, e nós continuamos a escutar“.

A declaração do diretor do game deve ser bem aceite pelos fãs que pedem um novo final para o game, já que Hudson confirmou que a BioWare deve lançar mais DLCs do game baseados nos comentários dos jogadores, embora não tenha confirmado que um novo final esteja incluso nesses DLCs.

Aqui no Supernovo, o Edaum iniciou sua aventura no universo de Mass Effect com o último capítulo da jornada do Comandante Shepard. Veja as opiniões dele clicando aqui.

Em uma notícia relacionada, a BioWare divulgou algumas estatísticas sobre o modo multiplayer do game. Por exemplo, você sabia a classe Soldier é a mais popular entre os jogadores de Mass Effect 3? Veja abaixo:

via VG 24/7


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários