Deve levar uns 3 ou 4 anos pros desenvolvedores “pegarem o jeito” do PS4

Leandro de Barros

  quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deve levar uns 3 ou 4 anos pros desenvolvedores “pegarem o jeito” do PS4

Arquiteto líder do desenvolvimento do PS4 afirma que o objetivo era fazer um video-game 10 vezes mais potente que o PS3 e que levará entre 3 e 4 anos até que os desenvolvedores se acostumem com a máquina e utilizem o seu potencial total

De acordo com Mark Cerny, o arquiteto-líder por trás do desenvolvimento do PlayStation 4, nós ainda levaremos alguns anos até que os desenvolvedores realmente “peguem o jeito” ao lidar com o novo console da Sony.

À cada mudança de geração, é bem comum esse período de adaptação entre as novidades e o potencial dos novos consoles e não será diferente na mudança entre PS3 e PS4. As diferenças entre os dois consoles vão além do potencial de processamento de informações: estão no cerne de cada um dos consoles, nas suas construções e na maneira como os jogos são desenvolvidos para essas duas máquinas diferentes.

Por isso, Cerny acredita que os desenvolvedores levarão cerca de 3 ou 4 anos até começar a se acostumar com a máquina e utilizar todo o potencial guardado dentro do hardware do PS4. Justamente por isso (e para evitar aquela sensação de “os jogos do PS4 são iguais aos do PS3”), a equipe de desenvolvimento do console trabalhou para criar o PS4 de uma maneira que a diferença de poder de processamento entre ele o seu antecessor seja notada à distância.

Nós traçamos o objetivo de que o PS4 tenha 10 vezes mais processamento que o PlayStation 3, porque nós sentimos que isso seria o necessário para conseguir fazer com que os jogos fossem diferenciados ao olhar. Eu sabia que, em algum momento, teríamos os dois consoles lado a lado e eles poderiam mostrar o mesmo jogo. O PlayStation 4 tinha de ser poderoso o suficiente para que quando as pessoas vissem essa comparação, elas olhassem para o PS4 e dissessem ‘ Wow, eu tenho que ter isso!’

A razão dessa preocupação da equipe de desenvolvimento do PS4 é que conforme avançamos na tecnologia dos video-games em termos gráficos, fica cada vez mais difícil distinguir esses avanços para quem é um jogador casual. O aumento na quantidade de polígonos na tela chegou à um nível que o retorno dessa mudança de hardware ao jogador é menor. Essa imagem explica melhor:

evolucao graficos

Com esse “problema” em mãos e querendo ser notado como diferente à primeira vista, os desenvolvedores do PS4 precisam investir em outros aspectos gráficos para que os jogos pareçam mais bonitos nele do que no PS3. A resolução das texturas aplicadas nos modelos dos personagens e dos cenários, por exemplo, é um desses aspectos.

Talvez esse esforço tenha dado um bom resultado para a Sony, que já anunciou que já foram registradas mais de 1 milhão de pré-vendas do PS4 pelo mundo todo.

O video-game chega às lojas em Novembro.

via Polygon


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários