Cerca de 36% dos jogos comprados no Steam nunca foram jogados

Leandro de Barros

  quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cerca de 36% dos jogos comprados no Steam nunca foram jogados

Pesquisa mostra que usuários do Steam adoram uma comprinha, mas acabam não jogando parte dos títulos que adquirem

Quem possui uma conta no Steam, plataforma da Valve, já deve ter se deparado com alguma promoção do serviço que oferecia algum jogo bem interessante por meia paçoca mordida. Era um negócio imperdível, certo?

Certo, mas você chegou a jogar esse game? Segundo uma pesquisa do Ars Technica, é provável que não.

O pessoal do site andou enfurnado no Steam nas últimas semanas, fazendo um levantamento de dados bem impressionante e montaram o gráfico que você pode ver abaixo, onde eles determinam que cerca de 36% dos jogos comprados no serviço nunca foram jogados por seus donos.

steam pesquisa

A informação vai de acordo com uma pesquisa feita pelo Kotaku no ano passado, que descobriu que o “jogador médio” do Steam compra entre 11 e 25 jogos por ano no serviço e não chega a jogar 40% desses títulos.

A pesquisa do Ars Technica mostra que a principal razão desse número alto de games não jogados são os bundles de games e as grandes promoções do serviço, que criam  um cenário onde o usuário adquire vários games de uma vez (e, no caso dos bundles, eles vem em pacotes) e nunca chegam a resolver jogá-los.

Em contrapartida, a pesquisa também mostrou que jogos Free-To-Play no Steam possuem a maior taxa de “jogabilidade” no serviço, mostrando que quase todo mundo que pega um jogo gratuito, acaba testando-o por pelo menos alguns minutos.

Outras informações interessantes da pesquisa mostram que Dota 2 é o título com mais jogadores do serviço (25 milhões de usuários), com Team Fortress 2 seguindo-o de perto (20 milhões). Em termos de horas jogadas, Football Manager 2014 é o líder da pesquisa, com média de 100 horas de gameplay por jogador, seguido por The Elder Scrolls V: Skyrim e Call of Duty: Modern Warfare 2.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários