BioWare explica os diferentes modos de jogo em Mass Effect 3

  Leandro de Barros  |    quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Casey Hudson, diretor da série Mass Effect, explica as diferenças entre os modos Story Mode, Action Mode e RPG Mode em Mass Effect 3

Em novembro do ano passado, uma versão inicial da beta de Mass Effect 3 vazou na Xbox Live entregando que a BioWare tinha planejado 3 modos de jogo diferentes no game.

Na época, o estúdio desconversou dizendo que os modos ainda estavam em um estádio inicial de desenvolvimento, que muita coisa ainda ia mudar e tudo mais. Porém, os fãs da série ficaram com aquilo na cabeça tentando entender as mudanças que a BioWare estava planejando em Mass Effect 3.

Casey Hudson, diretor da série, deu uma entrevista ao GameInformer para explicar um pouco esses três modos de jogo, chamados de Action Mode, Story Mode e RPG Mode.

Segundo Hudson, o Story Mode nada mais é do que um modo com a dificuldade dos combates controladas. Nesse modo, fica mais fácil de passar pelas batalhas para voltar aos diálogos e prosseguimento da história do game. Hudson garantiu que “ainda é possível morrer no Story Mode“, mas basicamente “se você estiver tentando, você não vai morrer“.

Já o Action Mode seria, em termos bem simples, o contrário. O modo se baseia em uma opção de diálogo automático, conduzindo o jogador em uma “história padrão” e dando mais destaque ao combate. Hudson esclarece que, embora o Action Mode tenha uma história padrão (sem dar ao jogador a opção de escolher seus diálogos e avançar pela história como quiser), isso não significa que essa seja a história canônica do game: “Nós temos uma regra na franquia que é: não existe canon. Você, como jogador, decide como é a história“. O caminho do Action Mode deve ser uma mistura entre as ações Paragon e Renegade.

Casey Hudson não falou propriamente do RPG Mode, mas deduz-se que deve ser o estilo de jogo normal das edições anteriores de Mass Effect.

Assim, a BioWare preparou um jogo que pode ser apreciado por quem gosta mais dos diálogos e da liberdade de escolha da história do game (Story Mode), para quem gosta mais da ação (Action Mode) e pra quem prefere uma mistura dos dois, como já é feito (RPG Mode).

A Terra está queimando. Saindo de um lugar além do espaço conhecido, uma raça terrível de máquinas começou a destruição da raça humana. Como Commander Shepard, sua única esperança para salvar a humanidade é se aliar às outras civilizações da galáxia e participar de sua última missão para re-conquistar a Terra.

Mass Effect 3 sairá para Xbox 360, PS3 e PC no dia 6 de março de 2012.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários