Que a BioWare está desenvolvendo novos games dentro do universo de Mass Effect, não é segredo nenhum. Apesar de já ter repetido mais de uma vez que a história do Comandante Shepard já acabou, o estúdio também sempre afirmou ter intenção de dar prosseguimento ao mundo criado para ambientar os títulos.
O desenvolvedor Casey Hudson disse em entrevista à Revista Oficial do Xbox que a BioWare tem interesse em explorar os personagens criados nos três primeiros games da franquia, num possível spin-off do Garrus ou da Miranda, por exemplo.
“Tem muito para ser contado no universo de Mass Effect. Seria legal fazer algo completamente sem relação à trama principal, como a história de um investigador privado de Citadel. Ou talvez algo detalhando o período do Garrus no C-Sec“, disse Hudson.
Dusty Everman, outro membro da equipe de desenvolvimento do game, também comentou a ideia: “Enquanto é um dos mais leais amigos de Shepard, Garrus também possui um dos mais carismáticos objetivos pessoais. Ele é um herói de fato, como Archangel e tudo mais. Quem não gostaria de ver mais aventuras do ousado e charmoso Garrus Valkarian?“.
Como dá para ver, ambos os desenvolvedores citaram o Garrus como “exemplo” de spin-off de Mass Effect. Aparentemente, o cara é o principal nome da BioWare para um spin-off da franquia, mas não é o único. Um outro desenvolvedor comentou outras alternativas: “Aria. The Illusive Man. Kai Leng. Qualquer um dos capangas. A lista continua. Acho que a maioria deles poderia ter spin-offs bem sucedidos do seu próprio jeito“.
A ideia é bem interessante. Uma coisa é contar a história de um investigador privado em alguma cidade da Terra, no nosso tempo, que teria de iniciar uma nova franquia e não teria tanto apoio midiático, o que resultaria numa campanha de divulgação maior – com mais custos. Outra coisa é contar essa mesma história, mas com o nome “Mass Effect” na frente, mudando apenas alguns detalhes e poupando no marketing para fazer praticamente o mesmo jogo. Por enquanto, parece apenas que a BioWare está sondando como o público reage à ideia de spin-offs da franquia, mas quem sabe? Talvez a gente ouça falar de algum desses games na E3 2013.
Qual personagem da trilogia principal da série merece um game próprio?