Analista diz que próxima geração de consoles será barata

Leandro de Barros

  terça-feira, 16 de abril de 2013

Analista diz que próxima geração de consoles será barata

Michael Pachter prevê um Xbox 720 muito barato, o que levaria à um preço baixo para o PS4 e um futuro negro para a Nintendo

O PlayStation 4 já foi anunciado há quase 2 meses e, segundo rumores, o Xbox 720 deverá ser anunciado no mês que vem. Dessa forma, se tudo correr como o esperado, a nova geração de consoles chegará às lojas no fim do ano ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2014.

Porém, uma coisa que assusta muita gente, é o preço dos tais consoles. Quem tem memória boa (ou acesso à Wikipédia), se lembra que o PS3, por exemplo, foi lançado com o preço de $599 dólares e, uma versão mais barata, de $499 dólares, algo bem salgado pra época – o que acabou contribuindo pro console ter uma lançamento fraco e uma trajetória que começou a melhorar depois de algumas revisões de preço (na Singapura, o console chegou a custar $700 dólares).

Portanto, essa é a dúvida dos gamers: a indústria colocará sua nova geração de consoles à preços acessíveis ou exigirá algo equivalente ao preço de um órgão humano de menor importância no mercado negro? De acordo com o analista Michael Pachter, a perspectiva é que os novos consoles saiam com um preço relativamente baixo.

PS4 Controle

À investidores, o analista disse que é provável que a próxima geração de consoles tenha os menores preços de lançamento da história. A razão? Pachter acredita que o próximo Xbox ficará com um “modelo de comprometimento de serviço”. Basicamente, ele acredita que o Xbox será lançado com um contrato que liga o usuário à um específico provedor de IPTV. Explicando em termos simples, IPTV é basicamente um novo método de transmissão de TV, que usa a Internet para transporte dos dados do seu conteúdo. Assim, o usuário tem um aparelho em casa (que no caso, seria o Xbox 720) que receberia esses dados e passaria para a TV – tornando o Xbox 720 essencial para o seu usuário.

A indústria, assim como Pachter, acredita que o novo Xbox terá um foco gigantesco em IPTV. Esse modelo de comprometimento que o novo console pode (deve) propor, faria com que o Xbox 720 em si fosse bem barato. Seguindo essa lógica, o novo Xbox deverá então começar a ganhar mercado muito rapidamente. “Nós não esperamos que a Sony sente e fique assistindo isso acontecer, e acreditamos que o PS4 seguirá de perto a liderança da Microsoft, o que sugere que a próxima geração de consoles tenha os menores preços de lançamento da história”, disse Pachter.

A notícia parece boa para os gamers (apesar dessa história de IPTV provavelmente ser algo exclusivo dos EUA), mas a notícia é ruim para uma certa empresa: a Nintendo.

Dona do Wii U, lançado no ano passado e que não tem exatamente as melhores vendas do universo, a Big N deve começar a se preocupar caso esse cenário se concretize. O Wii U, que até segunda ordem não possui especificações equivalentes às do PS4, é também relativamente caro e se seus novos concorrentes vierem com um preço baixo, a coisa pode ficar muito ruim pra Nintendo.

A sorte da Nintendo não parece que melhorará por muitos meses, mesmo que a empresa decida baixar o preço do Wii U, já que o número de games existentes é insuficiente para gerar interesse pelo console. Nós achamos que os gamers hardcore vão focar sua atenção no PS4 (pelo seu lançamento no fim do ano) e no próximo Xbox, que acreditamos que será revelado antes da E3 e será lançado junto do PS4, e também cremos que o apelo a longo-termo do Wii U será severamente limitado pela percepção de que o PS4 e o próximo Xbox são muito mais poderosos e possuem grande integração online e funcionabilidade multimídia“, diz Pachter.

Agora é esperar por mais novidades para ver se as coisas seguem esse rumo mesmo.

via GamesIndustry


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários