AMD anuncia nova tecnologia exclusiva para o cabelo de personagens em games

Leandro de Barros

  terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AMD anuncia nova tecnologia exclusiva para o cabelo de personagens em games

A TressFX deixa os cabelos dos personagens mais parecidos com CGI

Durante a semana, a AMD afinal dado um pequeno teaser de que anunciaria uma nova tecnologia em breve. Esse “breve” chegou, já que a empresa postou no seu blog oficial a existência e algumas imagens da TressFX, tecnologia de renderização de cabelos.

A TressFX, de acordo com a AMD, é a melhor tecnologia de cabelo atualmente e foi criada para aperfeiçoar e dar realismo à renderização de cabelos em games da atual e da próxima geração.

Um cabelo realista é um dos materiais mais complexos e desafiadores de reproduzir corretamente em tempo real. Recriar uma cabeça convincentemente envolve desenhar dezenas de milhares de pequenos fios semi-transparentes, cada um deles conjurando sombras complexas e requerindo anti-aliasing. Para aumentar o desafio, esses cálculos precisam ser atualizados várias vezes por segundo, para sincronizar com os movimentos do personagem“, explica a AMD.

Basicamente, a tecnologia deixa os cabelos mais parecidos com os CGIs pré-renderizados.

O post da empresa continua, explicando mais detalhadamente como a tecnologia funciona. Infelizmente, meu conhecimento de tecnologia de desenvolvimento de games só se equipara com a da Carla Perez no mesmo assunto, portanto eu não entendi patavinas do que foi dito pela AMD. O que eu pude entender é que a TressFX usa uma linguagem de programação para se aproveitar do poder de processamento paralelo da Graphics Core Next, tecnologia presente nas novas placas de vídeo da AMD, para usar algo chamado Per-Pixel Linked-List na hora de renderizar coisas mais complexas e gerenciar a utilização de memória nesse momento. Se você é mais versado na nobre arte tecnológica, vai se divertir com a explicação mais técnica da AMD no blog deles.

Para os nubão feito eu, basta mostrar uma imagem comparativa da tal nova tecnologia para ver como a mudança é gritante:

[nggallery id=763]


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários