A Nintendo NÃO terá conferência na E3 2013!

Leandro de Barros

  quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Nintendo NÃO terá conferência na E3 2013!

Empresa fecha o ano no vermelho, troca o CEO da Nintendo of America e não terá conferência na E3 2013

Satoru Iwata, Presidente da Nintendo, anunciou hoje em reunião com os acionistas da empresa japonesa que a Big N NÃO terá uma conferência na E3 2013.

Exato, sem Nintendo no evento mais importante dos games do ano, pelo menos no sentido tradicional.

Segundo Iwata, ao invés de uma grandre conferência, a Nintendo organizará pequenos encontros com distribuidores, desenvolvedores e imprensa durante a feira, mas tudo a portas fechadas. Você, caro fã, não verá nada disso.

A razão dessa mudança de postura da empresa é mais ou menos previsível: o Nintendo Direct. A Nintendo tem organizado conferências regulares que são transmitidas pela Internet para fãs, acionistas e outros interessados. Como o modelo tem funcionado muito bem, a Big N não sente que precisa de uma conferência na E3 e pode continuar muito bem vivendo de Nintendo Direct.

Mas essa não foi a única novidade anunciada na reunião da Nintendo. Lá, também foi dito que Satoru Iwata vai assumir o cargo de CEO da Nintendo of America, somando suas novas funções com as responsabilidades de presidente da Nintendo – ou seja, ele será presidente da Nintendo E  CEO da Nintendo of America. Com isso, Iwata substitui Tatsumi Kimishima, antigo CEO da sede americana da Nintendo.

A razão da mudança? Reestruturação da empresa devido à prejuízos financeiros no último ano fiscal. A Nintendo registrou uma arrecadação de $71,3 milhões de dólares (algo como R$143 milhões) no último ano fiscal, mas gastou cerca de $366 milhões de dólares (R$732 milhões) e fechou o ano no vermelho. Um dos motivos disso foi o fato do Wii U, seu novo console, não vender o esperado: a meta era que o video-game vendesse 4 milhões de unidades, mas vendeu apenas 3,45 milhões.

O Wii U saiu com suavidade durante o fim do ano passado, mas devido a falta de novos games, nós não conseguimos manter o ritmo nesse ano. Inicialmente, nós esperávamos que o Wii U mostrasse mais presença no mercado nesse estágio, mas a situação atual mostra que precisamos gastar mais tempo e colocar mais esforço para poder recriar aquele ritmo inicial“, disse Iwata.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários