A NASA te convida para pousar o Curiosity em Marte

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 17 de julho de 2012

Mini-game da NASA permite ao jogador tentar pousar o Curiosity em Marte

No dia 6 de agosto, vai pousar em Marte o robô Curiosity, um das mais caras e ambiciosas expedições à Marte já organizada pelo ser humano. A missão do Curiosity é promover experimentos na região equatorial do planeta para saber se Marte já foi capaz de reunir os ingredientes necessários à vida, como matéria orgânica, energia e água líquida.

Isso tudo é muito interessante, mas nós estamos aqui hoje porque a NASA precisa de você (sim, VOCÊ!) para ajudar a pousar o Curiosity em Marte. Ok, talvez eu esteja exagerando um pouco na empolgação.

A NASA lançou um mini-game para Kinect hoje que permite ao jogador tentar pousar o Curiosity em Marte. “Ok, é um pouso em Marte, isso não deve ser difícil, é como pousar um helicóptero, não?“, você pergunta. Depois de me recuperar do choque da besteira dita, eu respondo que não, não tem nada a ver. E pousar um helicóptero deve ser algo dificílimo, então pare de falar besteiras.

O pouso do Curiosity em Marte vai ser, provavelmente, o mais difícil já enfrentado pela NASA. Primeiro, por causa do peso do hover. O Curiosity pesa, nada mais, nada menos, do que 1 tonelada. Ou seja, o bichão é grande e pesado. A atmosfera de Marte também não ajuda muito, já que é mais fina que a da Terra e, portanto, oferece menos resistência ao Curiosity e dificuldado na desaceleração do robô.

No vídeo abaixo, os responsáveis pelo processo de pouso do Curiosity explicam as dificuldades que o projeto vai passar durante os “7 Minutos de Terror” que deve durar o percurso da atmofera marciana até o solo:

http://www.youtube.com/watch?v=ISmWAyQxqqs

Bem, e o que o tal mini-game tem a ver com tudo isso? O tal mini-game serve para você (sim, VOCÊ!) pousar o Curiosity usando o seu próprio corpo. Uma versão digital do Curiosity, mas você pode esquecer desse detalhe se usar a imaginação.

O mini-game já está disponível para download, de graça, no Xbox Marketplace.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários