Coluna /// Sala9 Sala9

Haywire: À Toda Prova – Crítica

  Eder Augusto de Barros  |    quinta-feira, 12 de abril de 2012

O longa é estrelado por Gina Carano e dirigido por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo). A estréia está marcada para o dia 13 de abril no Brasil.

Haywire: À Toda Prova

O novo longa de ação do grande Steven Soderbergh chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira 13! Haywire ou À Toda Prova no Brasil, é estrelado pela lutadora de MMA Gina Carano e Ewan McGregor. O longa já tinha estreado fora do país há algum tempo, a audiência não foi muita, mas isso nunca foi sinônimo de filme ruim. Um filme de baixo orçamento mas com ótimos nomes no elenco, o ótimo estilo de Steven Soderbergh e uma surpresa chamada Gina Carano. Vale a pena ser visto em algum momento da sua vida. Se no cinema ou não? Isso depende do seu bolso, eu pessoalmente prefiro ver todos os filmes no cinema, mas como nem todo mundo é milionário, filmes como esse eu escolheria ver no sofazão com muita pipoca.

O filme conta a história de uma agente secreta chamada Mallory Kane (Gina Carano) foi treinada por seu parceiro Kenneth (Ewan McGregor). Eles viajam pelo mundo executando missões que chefes de Estados e governantes fingem não estar a par. Depois da falha de uma missão em Barcelona, Mallory vai para Dublin e trabalha ao lado de Paul (Michael Fassbender). Os rumos dessa nova missão levam Mallory à uma armadilha.

Eu já havia elogiado o Soderbergh em Contágio, por isso vou evitar a rasgação de seda novamente, eu sou grande fã do trabalho dele e de como ele conduz os projetos. Seu estilo é muito inconfundível, é daqueles que você pega o filme no meio e sabe o diretor mesmo sem saber qual é o filme. E em À Toda Prova não é diferente. Por mais que o roteiro não fosse dos melhor, Steven consegue nos entregar um filme longe de ser genial como seu maior sucesso (Onze Homens e um Segredo), mas não deixa de ser interessante.

O roteiro aposta no flashbacks misturados aos acontecimentos da trama para contar o que aconteceu com Mallory e o porque dela estar naquela situação, apesar de ser uma boa maneira de contrar esses acontecimentos anteriores, a mistura de cortes pode causar confusão se você estiver desatento. O desfecho, como sempre ao estilo Soderbergh é bem guardado ao longo da trama, te prendendo e não deixando pistas ao longo de tudo, fazendo com que de certa forma possa ser supreendente, apesar da palavra ser exagerada. Os maiores pecados disso tudo são o começo alucinante do longa e a baixada de ritmo depois, sem nenhum ápice até o fim. Além do fim repentino, que até pode não ter uma falha, caso exista uma continuação.

As atuações foram tranquilas, Gina Carano apesar da falta de experiência no quesito drama, compensou o seu cachê e ainda ganhou bônus nas cenas de ação. A garota bate com força e encara como se fosse sério a coisa, tenho dó dos dublês. O resto do elenco é inteiramente coadjuvante, não há como dizer que nomes como Ewan McGregor, Michael Fassbender, Michael Douglas, Antonio Banderas e Channing Tatum estejam bem ou mal no longa. O filme é todo feito para Gina e sua personagem Mallory. A escolha do diretor por Gina nesse papel esta diretamente ligado à sua carreira como lutadora, ele já havia feito isso em  The Girlfriend Experience (Confissões de uma Garota de Programa) quando escalou a atriz pornô Sasha Grey para o papel principal, eu gosto desse raciocínio e realmente fez grande diferença as cenas de ação em que Gina participou.

A edição, fotografia e visual do longa está bem interessante, é pena ser pouco apreciado pela massa. Umas das cenas de Gina com Ewan na praia, está incrívelmente bem filmada usando sombras e reflexos do sol alternadamente. Mas o filme se destaca mesmo pelas cenas de ação com muita pancadaria, os personagens não são desenvolvidos a fundo, apenas Mallory tem um acompanhamento maior por nossa parte, e mesmo assim não dá para saber quase nada sobre a personagem.

Bom, para encerrar, À Toda Prova é um bom filme, ver no cinema como eu disse, varia de pessoa para pessoa, não é imprescindível, você pode muito bem alugar num domingão e ver no sofá com muita pipoca.

O longa tem no elenco nomes como Channing TatumMichael FassbenderEwan McGregorMichael DouglasAntonio BanderasMichael AngaranoBill PaxtonGina Carano e é dirigido por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo). A estréia está marcada para o dia 13 de abril no Brasil.

Sobre » Sala9

Sala9 é a nossa coluna sobre cinema. Mais do que notícias ou comentários, aqui você lerá opiniões e artigos falando sobre diferentes pontos da Sétima Arte, com aquela puxada de sardinha pro nosso lado mais pop.

Afinal, pra onde você vai quando quer falar de cinema? A gente vai pra Sala9.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários