Coluna /// Sala9 Sala9

Fúria de Titãs 2 – Crítica

  Eder Augusto de Barros  |    sexta-feira, 30 de março de 2012

Longa tenta se explicar demais, comete erros de roteiro, mas nos apresenta um visual e 3D ótimos. Se souber aproveitar, garante alguns minutos de diversão.

Fúria de Titãs 2 é a continuação do longa Fúria de Titãs de 2010 e traz novamente no papel principal Sam Worthington como Perseu, o filho de Zeus que é vivido pelo grande Liam Neeson. Com um bom 3D mas um roteiro sem sal o longa é razoável e da para enganar numa tarde fria de domingo, com pipoca, sofá, cobertor e um Blu-ray (alugado, claro!).

Perseu, um semideus filho de Zeus (Liam Neeson), vive agora uma vida pacata como pescador e cria sozinho seu filho Helius, de 10 anos. Enquanto isso, uma disputa entre deuses e titãs começa. Hades (Ralph Fiennes) e Ares (Édgar Ramirez) fazem um acordo com Cronos para capturar Zeus. O poder dos titãs começa à crescer enquanto o Deus dos Deuses perde os seus e o Tártaro começa a se alastrar pela Terra. A única esperança dos deuses reside sobre os ombros de Perseu que, ao lado de Andrômeda (Rosamund Pike), Agenor (Toby Kebbell) e Hefesto (Bill Nighty), vai invadir o submundo e resgatar Zeus.

O roteiro do longa é o que mais chama atenção pela falta de um ponto alto, não existe nenhum clímax ou tensão que te faz colar na cadeira e roer as unhas enquanto espera pelo próximo acontecimento. É um roteiro muito linear sem altos e baixo, talvez a melhor cena de ação está logo nos primeiros minutos de filme com a Quimera, depois disso não tem nada realmente empolgante. O fato de Perseu estar na paralela ao que esta diretamente acontecendo, alguns confrontos, faz com que as batalhas percam ainda mais a graça, um grande erro. O espectador está mais interessado com o que acontece com o seu héroi protagonizado por Sam Worthington do que pelas batalhas de pessoas indiferentes, tira completamente a magia da coisa.

Outra coisa extremamente irritante no filme é a auto-explicação exagerada, isso já está virando um clichê no cinema atual, e é muito chato. Entendo que os estúdios precisam chegar cada vez à mais público, ficando mais acessíveis. O filme se explicou tanto que insistiu em chamar o Ares de God of War umas três ou quatros que parecia uma atitude desesperada de dizer que o longa era uma tentativa de fazer um filme baseado no jogo God of War, mas sem o Kratos.

Por incrível que pareça, o melhor do roteiro são os diálogos “cômicos”, baseado no sarcasmo dos personagens, esta parte está bem escrita, e garante uma boa diversão principalmente no encontro de Perseu com Hefesto. E ainda dá para destacar, pelos envolvidos na cena, e circunstâncias do momento, a cena onde Hades (Fiennes) e Zeus (Neeson), e dizem que vão “se divertir” e entram no meio da batalha com os Makhais.

Cronos como o grande vilão do filme é uma piada de mau gosto. O ele tem três falas no filme todo: Zeus! Hades! Zeus! Mas o visual é sensacional, visto no IMAX 3D deve ser animal.

Bom, o visual, que já era muito bom no primeiro Fúria de Titãs, está ainda melhor dessa vez. A ambientação é muito bem feita, e os seres mitógicos como a Quimera e o Minotauro por exemplo estão realmente bons, destaque também para a ilha onde está Hefesto. Além de tudo ao redor ser muito bem concebido os Ciclopes estão realmente bons. O 3D está realmente bom, impressiona pela sutileza em muitos momentos, e pela agressividade necessária em outros.

Os atores, bem, um caso sério. Liam Neeson e Ralph Fiennes estavam certamente como seus personagens, ali só para se divertir fazendo o filme, e realmente estiveram bem. O protagonista Sam Worthington estava ok. Bill Nighty que viveu Hefesto merece ser aplaudido de pé. Agora, Édgar Ramírez que viveu Ares, pelo amor de Zeus, quem escolheu esse cara? A Andrômeda vivida por Rosamund Pike também esteve ok. Para finalizar, surpreendemente eu gostei o Agenor vivido por Toby Kebbell.

Veja o trailer do longa

Para finalizar, eu exagerei no começo de propósito, o filme não é só para se ver em casa, mas se você for ao cinema ver Fúria de Titãs 2 tente viver a melhor experiência possível, se em sua cidade existe IMAX, veja lá, com 3D. Ou pelo menos veja em um bom cinema em 3D. O filme não se destaca pelo enredo e atuações em si, mas sim pelo visual, som e efeitos especiais, e para isso fazer sentido, você tem de extrair a melhor experiência que o longa tem para oferecer. Se for para ver em 2D, esquece, espera pelo Blu-ray pois você irá se arrepender.

Fúria de Titãs 2, escrito por Greg Berlanti e dirigido por Jonathan Liebesman, está previsto para estrear em março de 2012. O elenco do filme conta com Sam Worthington, Ralph Fiennes, Édgar Ramirez, Rosamund Pike, Toby Kebbell, Bill Nighty e Liam Neeson.

Sobre » Sala9

Sala9 é a nossa coluna sobre cinema. Mais do que notícias ou comentários, aqui você lerá opiniões e artigos falando sobre diferentes pontos da Sétima Arte, com aquela puxada de sardinha pro nosso lado mais pop.

Afinal, pra onde você vai quando quer falar de cinema? A gente vai pra Sala9.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários