Coluna /// Sala9 Sala9

12 Filmes Pra Você Ver em 2012

  Leandro de Barros  |    segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Adeus ano velho, Feliz ano novo! 2012 vem aí prometendo ser um dos melhores anos em termos de cinema dos últimos tempos. O Supernovo elaborou uma lista com os 12 filmes que a gente mais quer ver

Fim de ano. Goste ou não, é uma época do ano em que é difícil ficar indiferente. Ame ou odeie, o fim de 2011 chegou acompanhado de diversas tradições: programação de péssima qualidade na TV (opa, esse é o ano todo), a piada “pavê ou pacumê?” e gente mal-humorada reclamando das festas nas redes sociais. Outra tradição de fim de ano são as retrospectivas do ano que se acaba e os prognósticos do ano que se aproxima.

Entrando na onda da segunda opção, nós decidimos no QG do Supernovo, entre festival Senhor dos Anéis na TV, enfeites de Natal e gatos ronronantes, quais seriam os filmes de 2012 que mais valeriam a pena ver. Após uma longa e acalorada discussão e algumas garrafas de cerveja depois, elaboramos a lista dos 12 Filmes Pra Você Ver em 2012 que, basicamente, são os 12 filmes que a gente está com mais vontade de ver no ano que vem.

2012 é um ano que promete deixar muito nerd doido com a quantidade de filmes voltados para esse público que serão lançados. Como são muitos, faltarão alguns nessa lista. Você, caro amigo cinéfilo, pode completar abaixo com os filmes que você quer ver.

Comecemos então!

#12 – Prometheus (Prometheus)

Ridley Scott está de volta à ficção científica num longa que “é-e-não-é” um prelúdio de Alien. Não deu pra entender direito essa confusão e saber se, afinal, o filme faz parte da franquia ou não, mas já deu pra entender uma coisa: vai valer o ingresso. Seja o renomado diretor, seja a qualidade da produção ou seja o ótimo elenco, Prometheus promete brilhar nas telonas em 2012.

#11 – A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

Baseado na elogiadíssima obra de Brian Selznick, o longa é dirigido pelo consagrado Martin Scorsese. Aliás, é o primeiro filme em 3D do diretor. Se já não bastasse os nomes envolvidos no projeto, o longa (que já estreou nos EUA) vem colecionando críticas positivas e indicações à premiações famosas. Pra completar, as cenas já divulgadas são uma tortura quando a gente lembra que o filme só estréia em meados de fevereiro no Brasil.

#10 – Valente (Brave)

Até pouco tempo, existia o mito de que a Pixar não conseguia fazer um filme ruim. O estúdio provou em 2011 com Carros 2 que sim, eles podem fazer um filme que não vale o ingresso, apesar de sua filmografia ser irretocável. Um dos principais nomes da animação em Hollywood, a Pixar parece ter voltado nos eixos e vai entregar no ano que vem o longa Valente, que conta a história de uma princesa na mística Escócia dos Celtas. Talvez seja muito cedo pra cravar, mas ouso arriscar mais um grande êxito do estúdio.

#9 – Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl With the Dragon Tattoo)

O filme é um remake hollywoodiano do homônimo sueco estrelado por Noomi Rapace e também já estreou lá fora. De novo, as críticas foram super-positivas ao filme do diretor David Fincher, que tem um curriculum invejável com Clube da Luta, Seven – Os Sete Pecados Capitais, A Rede Social e Zodíaco. Se você, assim como eu, ainda não assistiu à trilogia sueca, talvez seja uma boa hora pra ir atrás e conhecer a obra antes de ver o filme.

#8 – O Ditador (The Dictator)

Eu não estava ligando muito para esse filme até algumas semanas atrás. Aí surgiu o trailer da comédia e Sacha Baron Cohen parece tão foda como nunca como um ditador árabe que vai até os EUA. O roteiro do filme se baseia num livro de Saddam Hussein e, bom, não dá pra não ficar empolgado com a perspectiva de um filme de comédia tão ácido assim com tantas comédias bobas lançadas atualmente.

#7 – Haywire (Haywire)

Steven Soderbergh reúne um elenco enorme e repleto de bons nomes para filmar o que parece ser um longa repleto de ação. Se durante 2011 a gente teve nossa dose de adrenalina oriunda de Os Especialistas, no ano que vem a perspectiva é que Haywire cumpra parte desse papel. O longa será protagonizado pela lutadora de MMA Gina Carano e ainda tem Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe), Ewan McGregor (Nova Trilogia de Star Wars), Antonio Banderas (O Gato de Botas) e outros.

#6 – Os Mercenários 2 (The Expendables 2)

Sylvester Stallone. Jason Statham. Jet Li. Dolph Lundgren. Randy Couture. Terry Crews. Bruce Willis. Arnold Schwarzenegger. Jean Claude Van Damme. Chuck Norris. Se depois desse elenco eu ainda preciso dizer alguma coisa, então não há nada capaz de te convencer a ver o filme.

#5 – Jogos Vorazes (The Hunger Games)

O filme tem sido vendido em alguns lugares com “o novo Crepúsculo” e parece que a Lionsgate quer passar essa idéia mesmo. Pode não ser a melhor publicidade, mas a verdade é que o livro em que o filme se baseia é realmente bom. Uma mistura de Battle Royale mais americanizado, a história gira em torno de um reality show num futuro distópico onde jovens lutam uns contra os outros por sua vida. Além de ser baseado no livro, o filme ainda tem Jennifer Lawrence (Inverno da Alma), Elizabeth Banks (Pagando Bem, Que Mal Tem?) e Woody Harrelson (Zumbilândia) no elenco. Vamos só torcer pra não transformarem tudo, realmente, em um “novo Crepúsculo”.

http://www.youtube.com/watch?v=OgssLmsOa2s

#4 – O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man)

Então eles pegam um dos heróis mais cultuados dos quadrinhos, juntam dois dos jovens atores mais elogiados da nova geração com o diretor do ótimo (500) Dias Com Ela. Rebootar a história do Homem-Aranha nos cinemas em tão pouco tempo assim é uma aposta ousada, como também é dar o papel de protagonista à Andrew Garfield e o cargo de diretor à Marc Webb. Honestamente, eu acho que os dois estão à altura do desafio e não vejo a hora de ver o longa nos cinemas.

#3 – Os Vingadores (The Avengers)

Iniciando a “Santíssima Trindade Cinematográfica” de 2012, vem Os Vingadores. Desde 2008 que o terreno tem sido preparado para esse filme. De lá pra cá, a Marvel já lançou o ótimo Homem de Ferro, os bons Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador e os questionáveis O Incrível Hulk e Homem de Ferro 2. Tudo isso para que o público médio possa ver um trailer (ou poster) de Os Vingadores e saber do que tudo se trata. Para quem já sabia desde o início, o filme representa simplesmente o sonho dourado de quem gosta de super-heróis. E ainda tem a direção de Joss Whedon

#2 – O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey)

Peter Jackson leva-nos de volta à Terra Média em um dos filmes mais “conturbados” da história recente. O Hobbit passou de mão em mão e teve MUITA conversa antes de finalmente sair. Não é por menos, o filme envolve uma produção complicadíssima. O Hobbit é uma história anterior aos premiados filmes da trilogia O Senhor dos Anéis. Atores novos na saga, como Martin Freeman, Stephen Fry e Evangeline Lilly, se juntam à veteranos como Hugo Weaving, Ian McKellen e Andy Serkis no nerdgasmo marcado para dezembro de 2012, fechando o ano com chave de ouro.

#1 – Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)

Sequência do bilionário Batman – O Cavaleiro das Trevas, tem muita pouca coisa que eu possa dizer que você já não saiba ao apresentar O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Dessa vez, o Batman (Christian Bale) enfrente Bane (Tom Hardy), um vilão que o desafia fisica e intelectualmente, na história que deve encerrar a trilogia imaginada e dirigida por Christopher Nolan. Para melhorar, teremos Michael Caine (Alfred), Gary Oldman (Comissário Gordon), Anne Hathaway (Mulher-Gato), Joseph Gordon-Levitt (John Blake) e Marion Cottilard (Miranda Tate) no elenco. Esse, não dá pra perder. Nem que você queira.

Ainda valem algumas menções honrosas:

G.I. Joe 2: Retaliation: Explosões e ação-pipoca com Dwayne Johnson, Bruce Willis e a lindeza da Adrianne Palicki;

The Grey: Liam Neeson lutando com lobos na neve;

MIB III: terceiro capítulo da comédia alienígena com Will Smith e Tommy Lee Jones, dessa vez com Josh Brolin no elenco também;

Fúria de Titãs 2: Será que esse vai ser melhor que o anterior?;

Tão Forte e Tão Perto: prepare-se para chorar nos cinemas com Thomas Horn, Tom Hanks e Sandra Bullock;

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne: A gente  já viu e recomenda! Ótimo!;

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras: Robert Downey Jr. e Jude Law sendo dirigidos por Guy Ritchie no novo Sherlock Holmes. Promete;

John Carter: Aposta forte da Disney pro ano que vem. Ainda levanta suspeitas, mas pode surpreender;

The Bourne Legacy: História independente da franquia Bourne, dessa vez com Jeremy Renner como protagonista. Incógnita;

007: Skyfall: Eu quero acreditar por causa de Casino Royale, mas Quantum of Solace não deixa;

E você, amigo? Quais são os filmes que você mais quer ver no ano que vem?

Sobre » Sala9

Sala9 é a nossa coluna sobre cinema. Mais do que notícias ou comentários, aqui você lerá opiniões e artigos falando sobre diferentes pontos da Sétima Arte, com aquela puxada de sardinha pro nosso lado mais pop.

Afinal, pra onde você vai quando quer falar de cinema? A gente vai pra Sala9.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários