Especial de Fim do Mundo

Ronaldo D'Arcadia

  sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Especial de Fim do Mundo

Em clima de apocalipse, que ocorrerá agora no dia 21/12, relembre cinco filmes em que o mundo realmente acaba... e se prepare para o fim!

Nossa extinção está chegando não é? Por isso não há nada melhor do que nos prepararmos para ela assistindo alguns filmes em que o mundo realmente acaba – quem sabe não pegamos algumas ideias de como passar nossas últimas horas!

Nesta lista não temos futuros apocalípticos ou sobreviventes de uma infestação zumbi. Nas obras aqui selecionadas o mundo literalmente vai para o espaço, sem meias palavras ou esperanças futuras. Confira a lista:

SPOILER ALERT – estamos falando de filmes em que o mundo acaba… quase sempre no final.

5º – Save The Green Planet

Vamos começar com o mais pirado de todos. Neste filme, o personagem Byeong-gu acredita que o planeta Terra está prestes a ser atacado por alienígenas,  e cabe a ele (e somente ele) a função de conter esta aniquilação. Para isso, o mesmo sequestra um alto executivo, que a seu ver é aquele que pode – durante um eclipse – fazer contato com o príncipe dos aliens. O executivo é severamente torturado, e a história começa então a se desenrolar da maneira mais absurda que você pode imaginar.

No final, os aliens aparecem e resgatam o executivo, que é o príncipe em pessoa. Ele explode a Terra sem dó nem piedade.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=S0pYI8sy2VA

4º – Morrer ou Viver (Dead or Alive: Hanzaisha)

Esta não é uma adaptação de jogo. O filme foi dirigido pelo mestre bizarro Takashi Miike em 1999. Miike é conhecido por filmes como “13 Assassinos”, “Sukiyaki Western Django” e “Ichi the Killer” – o sujeito faz trocentos trabalhos por ano, então provavelmente algum deles você já viu.

“Morrer ou Viver” é um épico trash/gangster que beira a insanidade completa. Munido de muita ação e daquele típico humor exacerbado japonês, o filme culmina na batalha em que um dos personagens tira uma bola de energia do peito e taca em seu oponente, que armado de uma bazuca, acerta a tal bola… e como resultado o mundo é obliterado. Coisa leve.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dTlbulbVo8c

3º A Última Noite (Last Night)

Este é bem legal. A fita é dirigida e escrita pelo eficiente Don McKellar, que colaborou, por exemplo, com o roteiro de “Ensaios Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles. A história acompanha as últimas horas de pessoas que sabem que o mundo vai acabar, explorando suas atitudes, como elas lidam com isso e por aí vai… até que o mundo realmente acaba, sem termos os motivos exatos.

Uma curiosidade é que o famoso diretor David Cronenberg interpreta um poderoso empresário que liga para todos os seus clientes garantindo que não faltará gás depois do fim do mundo. Ainda bem né?

2º Melancolia (Melancholia)

Depois de uma severa depressão, que lhe rendeu o “Anticristo”, Lars Von Trier resolveu acabar com  mundo em “Melancolia”. Logo no início, temos uma linda tomada do planeta (cujo o nome batiza o filme) se chocando com a Terra, extinguindo tudo e todos. Apesar da densidade mórbida característica de Trier, ouso dizer que este é trabalho mais hollywoodiano do diretor, devido ao elenco televisivo e blockbusteriano.

A exibição do filme em Cannes gerou muita polêmica. Trier acabou sendo tachado de nazista após tecer comentários que o fizeram parecer um. O mote do problema foi o uso de Richard Wagner como trilha sonora, autor que era usado como prova do intelecto alemão pelo Terceiro Reich.

1º Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb)

Fechando a lista temos o mestre Stanley Kubrick com sua comédia de humor negro “Dr. Fantástico”, que deturpa (para nossa alegria) o livro “Red Alert”, um thriller sobre a tensão entre Estados Unidos e União Soviética durante o período de Guerra Fria. Kubrick substituiu seriedade por paranoia, e foi apoiado por interpretações brilhantes, sendo Peter Sellers o grande destaque.

Na trama temos uma discussão acalorada sobre o primeiro ataque nuclear dos Estados Unidos contra a União Soviética, o que causaria um apocalipse nuclear… que realmente rola no final das contas.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CdRo7okHCAc

Obviamente existem muitos outros filmes sobre o fim do mundo, mas quis aproveitar meu tempo restante com alguns entes queridos. Se você tem um filme catástrofe preferido, fale um pouco sobre ele nos comentários. Até dia 21!


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários