Frame-à-frame: Análise do trailer de Jogos Vorazes: Em Chamas

Jack Mankey

  segunda-feira, 15 de abril de 2013

Frame-à-frame: Análise do trailer de Jogos Vorazes: Em Chamas

Nossa equipe super bem treinada analisa cada frame do trailer de Em Chamas, com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth

Alô você, mocinho e mocinha!

Cá estou mais uma vez para abrilhantar o seu dia com minhas doces e maravilhosas palavras. Se bem me lembro, quando apareci nesse site da Internet pela última vez, foi para dar aquela analisada no trailer de Kick-Ass 2 (que você pode ir conferir aqui!). De lá pra cá, eu poderia ter analisado o de The Wolverine, o de Elysium e o de Percy Jackson. Por que eu não fiz? Não interessa, não te devo satisfações.

Maaaas, como vocês gostaram do primeiro, vamos lá fazer mais um com o trailer de Jogos Vorazes: Em Chamas! Sigam-me os bons!

frame a frame em chamas trailer 01

E o trailer já abre com a tela verde da largada, é o sinal de “SIGA!” e eu quase posso ouvir o diretor gritando “VAI, VAI, VAI!”. Começamos à mil por hora!

frame a frame em chamas trailer 02

Na primeira cena do trailer, vemos um evento num dos distritos de Panem (quem leu os livros sabe qual é). O que esse povo está fazendo ali? Bem, segundo o apresentador, eles estão ali para ver…

frame a frame em chamas trailer 03

Katniss Everdeen e Peeta Mellark, os vencedores dos Jogos Vorazes no filme passado! – Olha o spoiler! Curioso é que pra subir nesse palco aí a Jennifer Lawrence não caiu, né? #PiadaFácil #EssaEraÓbvia

jennifer lawrrence caindo

frame a frame em chamas trailer 04

Enquanto isso, longe dali, o Presidente Snow acompanha tudo ao vivo (ou em uma gravação, não dá pra saber). É triste notar que as TVs do futuro terão péssima definição. Parece que trocaram a qualidade da imagem pela portabilidade desses projetores. Não quero viver num futuro tão nebuloso assim #CavandoUmaVaguinhaNaPraça

frame a frame em chamas trailer 05

Enquanto o Presidente Snow continua o seu monólogo sobre como a Katniss se tornou uma esperança para o povo e blablabla, nós vemos alguns takes da galera que está ali reunida no tal evento – que se chama Turnê da Vitória, apesar do trailer não explicar.

frame a frame em chamas trailer 07

Mais um corte e BANG! Plutarch Heavensbee na sua cara, motherfucker. O Presidente Snow diz que Katniss precisa ser eliminida e pergunta para o seu novo Gamemaker (mesma função que o “cara da barba estranha” fez no primeiro filme) o que ele acha disso tudo. Plutarch fala que ela tem que morrer mesmo, mas “na hora certa”.

frame a frame em chamas trailer 08

Eles voltam a dizer que Katniss é um símbolo (e aí mostram o broche do Mockingjay pra deixar claro).

frame a frame em chamas trailer 09

As tropas de paz da ONU aparecem… opa, peraí. Olha só um dos pontos de crítica do livro que o filme está trazendo. O nome desses policiais é “Pacificadores”, aproveitem para reparar na postura deles durante o trailer. Apesar de ter o nome de quem deveria manter a paz, eles são sempre os que começam a “ação”.

frame a frame em chamas trailer 10

Katniss e Peeta estão dentro desse camburão aí, sendo transportados para algum lugar, quando vemos uma das cenas mais legais do trailer:

frame a frame em chamas trailer 11

“A sorte nunca está ao nosso favor” – uma frase de protesto do povo usando o lema dos Jogos Vorazes. Achei muito bem pensado – e não tem no livro! Uma mudança muito legal.

frame a frame em chamas trailer 12

Voltamos pra praça, onde um senhor de idade faz o gesto que Katniss fez no último filme…

frame a frame em chamas trailer 13

… e todo mundo copia.

frame a frame em chamas trailer 14

Os Pacificadores então pegam o que era um protesto pacífico e começam a prender o senhor que começou tudo.

frame a frame em chamas trailer 15

Katniss tenta impedir (enquanto Peeta fica parado no fundo), mas é tarde demais. Eles pegam o senhor, colocam na frente de todo mundo e…

frame a frame em chamas trailer 39

E então:

frame a frame em chamas trailer 17

Ah, que pena que não tenho um gif dessa reação do Peeta. Aliás, o Peeta só faz essa cena no trailer – o resto do tempo ele só fica parado do lado da Katniss. Isso só mostra a versatilidade do ator, que consegue se assustar e atuar como figurante ao mesmo tempo.

Agora, alguns comentários sobre toda essa cena. Achei muito interessante a montagem de tudo no trailer – enquanto toda a confusão se desenrolava, nós podemos ouvir Plutarch e o Presidente Snow confabulando sobre a situação. O plano dos dois é fazer com que Katniss PAREÇA ser “uma deles”, para que o povão se irrite e até a mate. Mas o mais interessante de tudo é que eles RIEM da situação – e as risadas ficam sobrepostas na cena em que o senhor é preso e executado.

frame a frame em chamas trailer 18

Continuando, Katniss, Figurante Loiro e Haymitch estão discutindo sobre o que aconteceu e o mentor explica que a função dos dois, agora, é servir como uma distração para que o povo “esqueça seus verdadeiros problemas”. Entre takes de briga do povo com os Pacificadores, temos isso:

frame a frame em chamas trailer 20

MEU SENHOR ODIN, PAI DE TODOS E SENHOR DE ASGARD, O QUE ELES FIZERAM COM A ELIZABETH BANKS? PIOR: O QUE ELES FIZERAM COM A JENNIFER LAWRENCE? Ah, e também tem um rapaz figurante na cena.

Espero que eles expliquem nesse filme o porquê do pessoal da Capital se vestir assim. No primeiro filme eles não explicaram e ficou a impressão de que eles eram babacas só (e são, mas tem mais do que pura babaquice). E também quero que expliquem porque transformaram a Jennifer Lawrence num cosplay da Snooki.

frame a frame em chamas trailer 21

Bem, é festa em Panem e o Peeta não pega ninguém e nós vemos o Galvão Bueno local voltando a apresentar Katniss para o espectador.

frame a frame em chamas trailer 22

O Presidente Snow faz um cumprimento ameaçador, apenas para deixar claro que ele é o vilão (como se a conversa dele matar a protagonista há 30 segundos não tivesse dado essa impressão).

frame a frame em chamas trailer 23

Temos o corte para cenas de confusão! O que seria isso? Alguma rebelião? Guerra?

frame a frame em chamas trailer 24

Não, a cena seguinte deixa claro que era só um show normal do Motörhead.

frame a frame em chamas trailer 25

Mais um corte e GALE! O Thorzinho aparece e eu até poderia comentar sobre o que ele fala, mas as meninas começaram a gritar e eu não ouvi nada.

frame a frame em chamas trailer 26

Voltamos pro show do Motörhead, com uma cena com potencial para ser simbólica!

frame a frame em chamas trailer 27

Fãs da banda queimam a bandeira da ONU – tão pegando pesado na crítica, hein?

frame a frame em chamas trailer 28

E a jovem Prim diz que a irmã salvou a sua vida para que agora ela possa fazer alguma coisa. Tão jovem e já com esses pensamentos rebeldes… é nisso que dá ficar escutando essas bandas do demônio.

frame a frame em chamas trailer 29

Temos mais um corte pro Distrito 12 – que agora tá muito maior e desenvolvido. Pra ser sincero, só tirei esse print por causa dessas pernas bizarras da Jennifer Lawrence – como ela consegue correr assim?

frame a frame em chamas trailer 30

“HOMENS DE BRANCO, QUAL É SUA MISSÃO? ENTRAR NO DISTRITO 12 E DEIXAR CORPO NO CHÃO!”

frame a frame em chamas trailer 31

BOOOM! Beijo do Gale e da Katniss, afinal, as fãs adolescentes precisam de algum incentivo pra ir no cinema, né? MAS EU NÃO GOSTEI NADA DISSO. Ordeno que prendam esse malfeitor por desonrar a MINHA Katniss.

frame a frame em chamas trailer 32

Isso, muito bem. Agora levem-no para as masmorras. Uma noite no xilindró o deixará esperto.

frame a frame em chamas trailer 33

Não, pô. Pras masmorras, pro pelourinho não. Aí é sacanagem, é exagero. Temendo pele segurança do seu amado (lembrem-se que eu NÃO autorizei levar pro pelourinho), Katniss tenta defendê-lo…

frame a frame em chamas trailer 34

… usando seus poderes mutante!

frame a frame em chamas trailer 35

Mas daí ela lembra da pior maneira que não interpreta nem o Magneto e nem o Xavier e que nem mesmo está em um filme dos X-Men nessa cena. Péssimo plano, mozinho.

frame a frame em chamas trailer 36

Nesse momento o policial raivoso puxa a sua pistola e mira nos dois jovens. Tudo pra manter a paz.

frame a frame em chamas trailer 37

E, frente à ameaça do revolver, Katniss encontra o seu brucutu interior e grita: “ATIRA, SEU MERDA. AQUI É PEDRA NOVENTA, SÓ ENFRENTA QUEM AGUENTA. MANDA BALA QUE EU VOU MATAR NO PEITO E METER NA GAVETA”. Ou algo do tipo.

frame a frame em chamas trailer 38

Aí termina o trailer. Ainda temos tempo daquele easter egg pra quem já leu os livros, com o Presidente Snow dizendo que todos os vencedores do Jogos Vorazes devem ser extintos porque Katniss fez com que eles pensassem ser “invencíveis”.


Piadas ruins à parte, gostei demais do trailer. Um dos pontos mais legais mesmo é o fato deles puxarem a crítica que Em Chamas tem pras telonas. O segundo livro é o que mais bate na cara do leitor, justamente por focar as críticas na sociedade atual, traçando um paralelo com o pessoal de Panem. Essa é a característica mais interessante do Em Chamas: ele queima (rá rá rá) na mão do leitor, porque um dos criticados é ele mesmo, quem lê. Não sei se vão colocar isso nas telas, mas por enquanto deu pra ver que é mais ou menos isso. A parte social pareceu bem forte no trailer – vamos torcer pra ser assim no produto final também.

E vocês? O que acharam?


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários