Visitamos a Star Wars Identities: The Exhibition

Eder Augusto de Barros
edaummm

  domingo, 04 de maio de 2014

Visitamos a Star Wars Identities: The Exhibition

A exposição é focada na construção da identidade do Anakin e Luke, mas traz também itens originais usados nas filmagens.

Star Wars Identities: The Exhibition é uma exposição itinerante organizada pela Lucasfilm e focada maioritariamente na dupla Anakin e Luke Skywalker e no desenvolvimento dos dois personagens ao longo dos seis filmes até agora lançados.

A exposição foi anunciada em 2011 mas a primeira edição aconteceu apenas em 2012 no Canadá onde permaneceu por mais de um ano, passando pelas cidades de Edmonton, Ottawa e Montreal. Agora em 2014 a exposição começou sua jornada europeia por Paris no dia 15 de fevereiro, a evento ainda permanecerá na capital francesa até o dia 30 de junho.

20140314_181443

Nós visitamos a Star Wars Identities: The Exhibition em março e o que mais chama atenção é de fato a presença de vários itens originais das filmagens. Podemos ver de perto vários figurinos da duas trilogias. As réplicas das naves que efetivamente foram usada por George Lucas ao filmas as cenas da primeira trilogia. O pod em tamanho real que o Anakin usa no Episódio I: A Ameaça Fantasma e o grande item da coleção, o fantasia original do Darth Vader.

Além disso tudo, temos uma infinidade de sketchs e artes conceituais da construção de vários personagens, mesmo que a exposição seja focada nos Skywalkers. Dentre os rascunhos e miniaturas, algumas são da animação Clone Wars.

Na entrada do evento, recebemos um “rádio” que vai nos dar informação sobre cada item que vamos observar, basta ficar na área assinalada para ouvir a explicação. Eu gostei bastante dessa liberdade, nos da a possibilidade de circular por todos os setores a vontade, ir e voltar, sem nenhum impedimento. E isso tudo faz sentido para casar com a interatividade da proposta. Você está ali para conhecer as motivações e a personalidade de Anakin e Luke, e porque eles se tornaram o que se tornaram. Os objetos e desenhos são atrativos, mas o “conteúdo” mesmo são a série de explicações, trechos do filme comentados, classes explicadas e a possibilidade de você criar seu próprio personagem para entender melhor como funciona todo o universo de Star Wars.

No início da exposição além do rádio nos recebemos uma pulseira, e a cada núcleo do evento temos a nossa disposição uns sinalizadores onde devemos encostar a pulseira – vezes na parede, vezes num computador – para responder perguntas ou escolhe dentre algumas opções, as características dos nossos personagens. Vamos ouvindo as explicações, vendo os objetos e então, com base no que vimos e ouvimos, podemos escolher. E a liberdade de circulação que eu falei anteriormente nos permite voltar a qualquer momento e mudar o personagem. Durante a quase uma hora que estivemos dentro do complexo, nenhuma vez vi um funcionário ou monitor da exposição circulando por lá.

Depois de percorrer todo os núcleos, chegamos a um hall com um telão onde podemos finalmente ver o personagem que criamos ao longo da jornada, basta colocar sua pulseira lá e se ver na tela, e pedir para que te enviem por e-mail também. Ainda temos a disposição uma lanchonete temática da saga e uma loja – bem cara – com produtos sobre a franquia.

Infelizmente não existem datas para a Star Wars Identities: The Exhibition chegar ao Brasil, a verdade é que nem existe um lugar para ela ir depois de Paris, mas vamos torcer para que chegue em terras tupiniquins e que não fique apenas um fim de semana como a Game of Thrones: Exhibition.

[nggallery id=”1069″ template=”posters” images=”600″ ]

* Fotos: Jéssica Pagliai.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários