Studio Ghibli anuncia que fará uma pausa na sua produção de filmes

Leandro de Barros

  segunda-feira, 04 de agosto de 2014

Studio Ghibli anuncia que fará uma pausa na sua produção de filmes

Produção do estúdio entra em hiato por tempo indeterminado

Se você é leitor habitual do Supernovo, já sabia que isso ia acontecer, mas agora é oficial: o Studio Ghibli anunciou que vai parar de produzir filmes animados. A boa notícia é que “só por um tempo”.

Conforme a gente havia divulgado por aqui, a situação para o Studio Ghibli não anda muito complicada, mas também não está nada fácil. Com custos de produção elevados, já que o estúdio preferiu contratar seus animadores a tempo inteiro ao invés de terceirizar a animação dos seus filmes em outros países (com um custo menor!), os filmes do Ghibli precisam de cerca de $100 milhões de dólares nas bilheterias para serem lucrativos – uma marca que é complicada de se atingir se você não é um estúdio de animação americano com lançamento mundial garantido.

Some isso ao fato de um dos fundadores do estúdio, Hayao Miyazaki, ter se aposentado no ano passado e dá para imaginar que o Studio Ghibli esteja com seus dias contados. Mas não é bem assim.

Toshio Suzuki, que era produtor do Studio Ghibli e agora age apenas como gerente do estúdio, anunciou num programa de TV japonês que o Ghibli passará por uma reestruturação nos próximos anos e essa reconstrução levará a uma pausa da produção de longa-metragens animados. É importante notar que, embora os primeiros relatos do anúncio do executivo tenham sido traduzidos para o Ocidente com um ar “definitivo”, o futuro do estúdio não é tão negro assim. Como o Kotaku bem nota, alguns pequenos deslizes de tradução foram cometidos inicialmente – por exemplo, Suzuki usa o termo 小休止 (ou “shoukyuushi”), que pode ser traduzido como “pausa”, mas não num sentido muito definitivo – caso o fim do Stuido Ghibli enquanto produtor de longa-metragens fosse algo mais certo, o executivo deveria usar o termo 休止 (“kyuushi”), que é mais definitivo. Pense na comparação entre as palavras “tchau” e “adeus” em Português: o “tchau” é uma despedida mais leve, informal, porque pressupõe que a outra pessoa será vista em breve, enquanto o “adeus” é uma despedida mais definitiva.

Num resumo das coisas, veremos o Studio Ghibli entrando em um hiato após o lançamento do seu próximo filme, When Marnie Was There. Depois disso, é provável que nem mesmo eles saibam o que vai acontecer. Eles podem continuar a fazer animações ou não, mas nós só saberemos disso quando o futuro chegar.

Enquanto isso, veja o trailer de When Marnie Was There:


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários