Sala9: Filmes para você ver – #fimdomundo

  Leandro de Barros  |    sábado, 21 de maio de 2011

Lista dos filmes sugeridos pelos seguidores do Supernovo no twitter para ver no fim do mundo!

Hoje, sábado, dia 21 de maio de 2011 é o dia do Arrebatamento. Pra quem não sabe, o Arrebatamento é quando Jesus descerá à Terra e levará pro céu quem é da turma dele, deixando por aqui eu, você e aquele seu tio babaca. Ué, quem mandou ficar aí lendo o Batman e o Superman? Agora não reclama comigo…

Alguns americanos fizeram uns cálculos matemáticos complexos com base em informações da Bíblia e cravaram: hoje é o dia. Ou, como diria o Dexter, TONIGHT IS THE NIGHT! Quer dizer, o pastor deles falou que era 1994, mas vamos prosseguir.

Inspirado pela perspectiva do fim do mundo se aproximando, perguntei àqueles ilustres seres que seguem o perfil do Supernovo no twitter: “Se vocês pudessem escolher só 1 filme para ver no #fimdomundo, qual seria?” As respostas? Confere aí embaixo:

2012 (2009)

“Em 2012, quando desastres naturais começam a destruir a Terra, um pesquisador acadêmico lidera um grupo de pessoas numa luta para evitar esses eventos apocalípticos que foram previstos num antigo calendário dos povos Maias e pode culminar com o fim da civilização”.

Sugestão da @sophiechanel, que me assustou no twitter, 2012 é o típico filme de desastres. O pau começa a comer e tudo começa a ir pra vala. O filme se aproveitou do hype da profecia Maia de que o mundo acabará em 2012. Com John Cusack.

Apocalypse Now (1979)

“Em plena Guerra do Vietnam, por volta de 1969, um alto comando do exército americano designa o capitão Willard para matar o coronel Kurtz este que tinha enlouquecido chegando a assassinar inocentes no interior da selva do Camboja.

Subindo o rio num barco de patrulha e escoltado por quatro soldados, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra enquanto examina os documentos a respeito do coronel. Ao chegar ao seu destino, percebe que os nativos adoram Kurtz como a um Deus e terá de decidir se cumpre ou não a sua missão.”

Esse foi sugerido pelo @seuflor. Apesar do nome, o filme não retrata o fim do mundo, mas não deixa de ser uma ótima pedida para esse momento tão, hãã, “definidor” da nossa existência. Dirigido por Francis Ford Coppola, com Marlon Brando, Martin Sheen, Laurence Fishburne, Harrison Ford e Dennis Hopper, vale a pena ver o filme, quer o mundo esteja inteiro, quer o mundo esteja acabando. Clássico demais, obra-prima, na minha modesta opinião.

Piratas do Caribe: No fim do Mundo (2007)

“Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geoffrey Rush) precisam reunir os Nove Lordes Piratas da Corte da Irmandade porém falta um dos Lordes, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp). Jack está preso dentro do baú de Davy Jones.

Primeiramente Will, Elizabeth e Barbossa partem para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, e depois eles e o resto da tripulação do navio que tem o objetivo de resgatar Jack deverão viajar até além do Fim do Mundo. O

maior impasse para os piratas é o fato de que o Lorde Cuttler Beckett (Tom Hollander), da Companhia das Índias Orientais, detém o comando do navio-fantasma O Holandês Voador. O navio, agora sob o comando do almirante James Norrington (Jack Davenport), tem por missão vagar pelos sete mares em busca de piratas e matá-los sem piedade”

A  gente já recomendou esse filme na nossa primeira coluna “Filmes para ver”, mas vale recomendar de novo. Sugestão do @alves_gabriel. Aliás, falando em Piratas do Caribe, já leu a crítica do @edaum para o Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas?

A Lagoa Azul (1980)

O mundo acabando lá fora e você aí vendo o filme que já viu milhões de vezes, sr. @davimeloyc? Eu sabia que alguém ia comentar A Lagoa Azul quando fiz a pergunta. Não porque o filme trata do fim do mundo, mas porque é um clássico. Vamos combinar, o mundo tá acabando lá fora, você ainda vai assistir um filme onde ele acaba?

Peraí… mundo acabando lá fora… você assistindo um filme onde o mundo acaba…. “o mundo acabando dentro de um mundo acabando“… APOCALINCEPTION!!

Os Vingadores (2012)

Exatamente o que eu escolheria! Ótima sugestão do @paodemic!

Pô, se o mundo acabasse hoje, eu ia ficar muito bravo de não ter visto Os Vingadores ainda. Sério… não quero parecer blasfemador, mas se Jesus chegasse hoje, eu pediria pra ele fazer um dos truques de mágica dele pra liberar o Blu-ray de Os Vingadores pra mim.

Não me recriminem, ele não iria me levar de qualquer jeito…

O Professor Aloprado (1963)

“Sherman Klump é um professor de genética obeso, que é continuamente ridicularizado por causa da sua aparência. Quando ele recebe uma atenção especial de uma jovem professora de Química, decide experimentar uma fórmula milagrosa que inventou, e que o faz emagrecer imediatamente, transformando-o no esguio Buddy Love.

Mas o efeito dura pouco tempo, e ele precisa levar uma vida dupla, o que o leva a viver situações complicadas.”

Quando eu li a sugestão da @meuttuiter (que também segue meu perfil pessoal, veja só. Oi! :D), eu pensei: “WTF?”.

Um filmão de comédia como o último filme que você veria? Mas, vamos ser honestos… imaginem mesmo que o mundo acaba. O cinema é uma das formas mais bem sucedidas de se contar uma história e transmitir uma idéia. Você iria querer se “despedir” da vida triste? Aposto que muita gente iria querer morrer rindo…

Deixados para Trás (2001)

“Deixados para Trás é uma obra ficcional, de temática religiosa, que narra os últimos dias na Terra após o arrebatamento da igreja, conforme doutrina desenvolvida no século XIX pelo ministro anglicano John Nelson Darby e sua interpretação sobre os eventos descritos no livro de Apocalipse de João na Bíblia Sagrada”

Vocês já devem ter percebido que eu não sou propriamente religioso. Por que cargas d’água eu indicaria um filme religioso? Porque eu não sou um intolerante, seu trilobita!

Deixados para Trás é uma obra bem interessante. Originalmente é uma série de 12 livros que retrata de maneira ficcional os últimos dias da Terra após o Arrebatamento, justamente o que os americanos dizem que vai acontecer hoje. Vale a pena ler os livros e ver o filme, seja você um religioso ou não. Sem preconceitos ou intolerância, galera. :)

Agora que terminamos, queria agradecer ao povo do twitter que deu atenção pra mim e respondeu à minha pergunta. E você, que está lendo? Qual filme você deixaria pra ver no fim do mundo?


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários