Supernovo.net | Cinema, Games, Quadrinhos, Livros, Mangás, Séries de TV, Música e Podcasts Nerds!

02out11 - 16:24

Qual será o próximo filme de $1 bilhão de dólares?

O Supernovo resolveu reunir o seu grupo de macacos videntes e tentar decifrar um dos grandes mistérios de Hollywood: qual será o próximo filme a arrecadar $1 bilhão de dólares nas bilheterias?


U  Leandro de Barros

Ah, o dinheiro. O combustível de Hollywood…

De 2008 para cá, pelo menos um filme por ano atinge a simbólica marca de $1 bilhão de dólares de faturamento nas bilheterias mundiais. Debates sobre inflações no preço dos bilhetes e correções monetárias à parte, esse recente “fenômeno” foi responsável por uma alteração drástica na lista dos filmes que mais arrecadaram nos cinemas. Se antes de 2008 apenas 3 filmes já tinham conseguido a marce de $1 bilhão de dólares, hoje nós já temos 10 filmes com esse status, mais do que o triplo.

E 2011 foi um ano especial para isso, já que 3 filmes atingiram a marca durante o verão americano desse ano: Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, Transformers: O Lado Oculto da Lua e Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas. E se virou regra cada ano emplacar um filme com $1 bilhão de faturamento, qual será o próximo felizardo?

Nós decidimos juntar os nossos macacos videntes que enxergam por trás da cortina e sabem o futuro e perguntamos: Ae macacada, qual o próximo?

Eis a resposta:

Os Vingadores (maio de 2012)

Probabilidade: Altíssima.

Os Vingadores é o filme que eu, você e todos os leitores de HQ sempre quiseram ver nos cinemas, desde que X-Men estreiou em 200o e provou que filmes baseados em quadrinhos podem ser bem feitos. De lá pra cá, muita coisa mudou na indústria do cinema. Os super-heróis ficaram mais fortes, grandes nomes ganharam notoriedade graças à trabalhos nessa área e tudo mais. Aí, em 2008, a Marvel resolveu lançar seu plano de mestre e fez 5 filmes para preparar terreno para esse. O filme que mais lucrou foi Homem de Ferro 2, com $624 milhões de dólares, mas todos eles juntos já passaram a marca dos $2 bilhões. Os Vingadores será um grande êxito comercial? Tudo indica que sim.

Os Vingadores conta com um elenco fantástico com Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr.(Homem de Ferro), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Tom Hiddleston (Loki), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Cobie Smulders (Maria Hill) e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) e estréia dia 4 de maio de 2012.

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (julho de 2012)

Probabilidade: Altíssima.

Antes de Batman Begins, o grande público não conhecia o Batman. Eu costumo dizer isso porque a essência do personagem não tinha sido apresentada ainda fora dos HQs. Os filmes do Tim Burton foram ok, os do Joel Schumacher são uma diarréia cinematográfica, os games, a série e tudo mais só se emprestavam do nome do personagem. Ao menos que você lesse quadrinhos ou assistisse Batman: The Animated Series, você conheceria o Batman por “aquele cara sem poderes que come o Robin“. Então Christopher Nolan veio e, não só devolveu a dignidade do personagem no mainstream (sol ripister), como também mostrou do que ele (Batman) é feito. Aí, em 2008, O Cavaleiro das Trevas veio e chutou a bunda de todo mundo. O filme levou 8 indicações ao Oscar, o maior número entre filmes de quadrinhos, e o terceiro e último capítulo da trilogia vem aí. Batman (Christian Bale) enfrentará o Bane (Tom Hardy) e terá a ajuda da Mulher-Gato (Anne Hathaway) no filme.

The Dark Knight Rises, chamado de O Cavaleiro das Trevas Ressurge no Brasil, estréia dia 20 de julho de 2012 com Christian Bale (Bruce Wayne / Batman), Morgan Freeman (Lucius Fox), Michael Caine (Alfred), Gary Oldman (Comissário Gordon), Tom Hardy (Bane), Anne Hathaway (Selina Kyle / Mulher-Gato), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake) e Juno Temple (Holly Robinson) no elenco. Direção de Christopher Nolan.

http://www.youtube.com/watch?v=9lPnBfjeDP4

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (dezembro de 2012)

Probabilidade: Altíssima.

A franquia cinematográfica de O Senhor dos Anéis é insanamente lucrativa e insanamente premiada. O Retorno do Rei simplesmente ganhou tudo que podia ganhar e ainda encheu os bolsos de dinheiro de uma maneira homérica. Some-se isso ao fato dos fãs esperarem por uma adaptação de O Hobbit à muitos e muitos anos, à presença de Peter Jackson no trabalho, à um grande elenco e um ótimo material de divulgação, e temos um filme que arrecadará, com 90% de certeza, mais de um $1 bilhão de dólares pelo mundo todo. E se isso acontecer, apostem que a sequência, Lá e De Volta Outra Vez, vai seguir pelo mesmo caminho.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada estréia em 12 de dezembro de 2012, com direção de Peter Jackson e com Martin Freeman, Ian McKellenHugo Weaving, Cate Blanchett, Elijah Wood, Christopher Lee, Andy Serkis, Lee Pace, Richard Armitage, Ian Holm,Stephen FryOrlando BloomEvangeline Lilly, Barry Humphries, Luke Evans e Benedict Cumberbatch no elenco.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 1 (novembro de 2011)

Probabilidade: Alta.

Eu não gosto da Saga Crepúsculo, e acredito que você concorda comigo. Acho que os livros são mal-escritos, com idéias absolutamente erradas e desenvolvimento podre. Os filmes são mal interpretados e mal dirigidos, além dos defeitos que já carregam por causa dos livros. Mas, eu tenho de dar um crédito: é a saga que possui o fandom mais histérico que existe. Isso normalmente é uma coisa ruim, mas quando estamos falando de arrecadação em bilheterias, a coisa muda de figura. Como ponto à favor, consideramos que é a adaptação do último livro da saga e o fandom está histérico por causa de coisas tipo, vestido de casamento da Bella e a cena do parto. Contra, pesa-se o fato de Eclipse (último filme lançado) já ter notado uma queda nas bilheterias e o fato da série nunca ter chegado perto do $1 bilhão. O filme que mais lucrou foi Lua Nova, com pouco mais de $700 milhões. Em todo caso, acreditem: se não for a Parte 1, será a Parte 2.

 A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 1, com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner e Ashley Greene, estréia no Brasil dia 18 de novembro. O longa é dirigido por Bill Condon.

O Espetacular Homem-Aranha (julho de 2012)

Probabilidade: Alta.

A franquia cinematográfica do Homem-Aranha sempre lucrou muito. De fato, ela é a 9ª franquia que mais arrecadou na história do cinema. Porém o último filme lançado foi horrível. Lucrou demais, mas foi horrível. Tão ruim, que levou à um reboot da franquia, que estréia no ano que vem nos cinemas. Sendo assim, o filme do ano que vem perde a “força de continuidade” dos outros filmes na hora de prever a bilheteria. À seu favor, o filme tem o fato do Homem-Aranha ser extremamente popular. Some isso à um elenco com Andrew Garfield e Emma Stone, dois atores em franca ascensão de popularidade, e o potencial fica grande. Contra ele, o filme tem o fato da trilogia anterior foi lançada muito recentemente e que ele vai disputar audiência com o novo Batman. Em todo caso, ficaremos de olho, porque se não for o primeiro, deve ser o segundo, também.

O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man) estréia nos cinemas dia 3 de Julho de 2012 e tem no elenco Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Martin Sheen, Denis Leary, Chris Zylka, Irrfan Khan, C. Thomas Howell. A direção fica por conta de Marc Webb.

http://www.youtube.com/watch?v=mxaTQugbIaY

A Era do Gelo 4: À Deriva Continental (julho de 2012)

Probabilidade: Média.

A Era do Gelo não é a franquia de animação que mais arrecadou. A Era do Gelo não tem o filme de animação que mais arrecadou. Ainda assim, o último filme da franquia chegou muito perto de conseguir o $1 bilhão de dólares, com $886 milhões. O novo filme estréia no verão americano do ano que vem, época mais propícia para um filme arrecadar bastante. Some-se isso ao fato da franquia possuir índices de crescimento incríveis: o segundo filme arrecadou mais 122% do que o primeiro, e o terceiro mais 50% que o segundo. Se o próximo arrecadar, sei lá, mais 15% que o terceiro, a marca de $1 bilhão é atingida. Porém, julho é o mês dos cachorros grandes no cinema, e Batman e o Homem-Aranha já guardaram um lugar na primeira fila.

Superman – O Homem de Aço (junho de 2013)

Probabilidade: Média/Baixa.

Superman – O Homem de Aço simbolizará o renascimento do Último Filho de Kripton nos cinemas. Depois de Superman – O Retorno, em 2006, o Superman foi rebootado nos cinemas, nesse próximo filme que terá a produção de Christopher Nolan e a direção de Zack Snyder. O Homem de Aço tem à seu favor a excelente equipe técnica do filme. Snyder, Nolan, Henry Cavill, Michael Shannon, Amy Adams, Laurence Fishburne, são todos nomes de excelente reputação e todos muito talentosos. Além disso, por enquanto é um dos poucos filmes já marcados para 2013 e terá muito tempo para preparar sua divulgação. Porém o Superman não é exatamente o personagem mais popular dos cinemas, e o primeiro filme de uma nova franquia não costuma lucrar muito.

Superman – O Homem de Aço tem produção de Christopher Nolan e direção de Zack Snyder, no elenco estão Henry Cavill (Clark Kent/Superman), Amy Adams (Lois Lane), Antje Traue(Faora)Julia Ormand (Lara), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Russel Crowe (Jor-El), Kevin Costner (Jonathan Kent) Michael Shannon (Zod). O filme será lançado dia 14 de junho de 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=eF9C75Tdb8o

(feito por fãs)

Jogos Vorazes (março 2012)

Probabilidade: Baixa.

A trilogia literária Jogos Vorazes é descrita como “o novo Crepúsculo”. Muito superior em termos de qualidade, a franquia realmente herda muitas características da saga dos vampiros brilhantes, características essas que a faz imensamente popular. Sendo assim, nós imaginamos que a série cinematográfica terá tanto ou mais sucesso que Crepúsculo, visto que não terá tantos críticos. Porém, ainda é muito cedo pra falar. Tudo que nós vimos do filme parece apontar para a direção que está sendo tudo bem feito, mas o filme pode descambar pro drama adolescente e ser horrível. Em todo o caso, a probabilidade é baixa, porque o primeiro filme de uma franquia não deve lucrar tanto. Mas se Jogos Vorazes for bem, Em Chamas terá grandes chances de chegar ao $1 bilhão.

Jogos Vorazes, com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Paula Malcomson, Willow Shields, Amandla Stemberg, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Jack Quaid, Dayo Okeniyi e Leven Ramein, estréia no dia 23 de março de 2012

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (dezembro 2011)

Probabilidade: Baixa.

O primeiro Sherlock Holmes, dirigido por Guy Ritchie e estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law, levou pra casa pouco mais de $500 milhões de dólares. Parece pouco para fazê-lo figurar nessa lista, mas some-se isso ao fato dele estar disputando diretamente com Avatar na época, filme que atingiu mais de $2,7 bilhões de dólares, e os 500tinhos do Sherlock não parecem tão pouco assim. Além disso, ele não foi lançado em 3D e era o primeiro filme de uma franquia. Contra ele, consta o fato do filme ser lançado em dezembro, época não lá tão boa para filmes e não possuir tanto apelo comercial assim. Mas se não chegar ao $1 bilhão, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras deve ficar lá perto.

Sherlock Holmes: A Game of Shadows, dirigido por Guy Ritchie e com Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes), Jude Law (Dr. John Watson), Jared Harris (Professor Moriarty), Rachel McAdams (Irene Adler),Stephen Fry (Mycroft Holmes), Noomi Rapace (Sim) no elenco, estréia dia 16 de dezembro de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=gfbxK2o56mg

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (outubro 2011)

Probabilidade: Baixa.

Os seguintes termos em separado, tem muita força comercial: “Steven Spielberg”, “Peter Jackson”, “mesma tecnologia de Avatar“, “Tintim“. Juntos, eles deveria simbolizar uma espécie de hecatombe do marketing. Não chega à ser isso, mas é bem parecido. Tintim é imensamente popular em mercados como a Europa. Ele também é bastante popular no Brasil, mais do que nos EUA. Spielberg e Jackson trabalhando juntos, com a tecnologia de Avatar, deve levar muita gente nos cinemas. O problema é o ar cartunesco do filme, o que pode afastar os mais velhos e os adolescentes. Por ser o primeiro filme também, a probabilidade é baixa, mas não se espante se, por acaso, As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne chegar ao $1 bilhão de dólares. Principalmente se o filme for um sucesso na Ásia.

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne estréia dia 20 de janeiro no Brasil e conta com Jamie Bell, Daniel Craig, Andy Serkis, Simon Pegg, Nick Frost, Gad Elmaleh, Toby Jones e Mackenzie Crook no elenco. O filme é fruto de uma parceria entre Steven Spielberg e Peter Jackson.

http://www.youtube.com/watch?v=Nq5wKa0ihmM

E você, amigo leitor? Qual será o próximo filme a atingir a marca de $1 bilhão de dólares?


Veja Também


Comentários

Comentários

  1. Joaoseya disse:

    Pra mim faltou Homem de Ferro 3.

  2. Manoel disse:

    Homem de Ferro 3 – 3 de maio de 2013

  3. [...] O Segredo do Licorne, que tem estreia européia em 26 de Outubro! No domingo eu comentei aqui que Tintim tinha um enorme apelo comercial na Europa. Tanto é que o filme vai estreiar no Velho [...]

  4. [...] do bilionário Batman – O Cavaleiro das Trevas, tem muita pouca coisa que eu possa dizer que você já não [...]


Tags

O conteúdo desta publicidade requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Supernovo 4.0 - Weapon X - GIF por: http://ecanhoj.deviantart.com/