Os 7 trailers mais legais de 2013 até agora

Leandro de Barros

  terça-feira, 08 de outubro de 2013

Os 7 trailers mais legais de 2013 até agora

O ano ainda não acabou, mas separamos os 7 trailers que mais gostamos de 2013 até o momento

Trailers

Trailers de filmes possuem a não-tão-simples missão de atrair espectadores aos cinemas. Hoje em dia, é praticamente a fonte de “confirmação” mais procurada por interessados em algo para assistir. Um amigo indica um filme? Você corre ver o trailer.

E os trailers possuem a sua própria história. Começaram nos anos 50, originalmente para promover um musical da Broadway. Depois passaram a trabalhar com filmes, mas eram apenas cenas com letreiros enormes que contavam um pequeno resumo da história – todos produzidos pela extinta NSS (National Screen Service) dos EUA.

Quando os anos 60 chegaram, Hollywood mudou e os trailers acompanharam essa mudança: textos foram (quase totalmente) retirados, edições rápidas foram feitas, montagens foram concebidas e a moda se tornou popular com a divulgação desses materiais na TV – muito graças ao trabalho de Stanley Kubrick, que realmente se dedicava aos trailers dos seus filmes.

Hoje em dia, existem até empresas focadas apenas na produção de trailers de filmes, embora alguns diretores e editores ainda prefiram brincar eles próprios com os filmes que produziram.

Sendo assim e assim sendo, nós resolvemos selecionar os 7 trailers hollywoodianos que mais gostamos em 2013 ATÉ AGORA. Algumas regras foram destinadas para essa seleção: a qualidade do trailer não pode ser confundida com a qualidade do filme (vocêe pode não ter gostado do longa, mas se o trailer te convenceu a assistí-lo, então ele é bom, certo?); porém, o trailer precisa ter sido feito especialmente para o filme em questão, focando ou sendo montado ao redor de algo que faz desse longa único, sem seguir algum tipo de fórmula, molde ou clichê de outros trailes.

Prontos? Então vamos lá!

Star Trek Spock e Kirk

Além da Escuridão – Star Trek – Trailer #3

Os primeiros trailers de Além da Escuridão – Star Trek foram legais, mas eles eram basicamente o que a gente esperava de um filme de ficção-científica/aventura/ação em uma franquia já bem estabelecida: apresentavam o vilão da vez, mostravam os elementos que os fãs passaram a gostar na série e completavam com algumas cenas de ação interessantes para chamar a atenção do expectador.

Relativamente básicos, até.

Porém, esse terceiro trailer oficial é diferente. Ele não foi feito dentro do molde normal de trailers de blockbusters – ele foi feito ao redor do arco emocional pelo qual o Capitão Kirk (Chris Pine) passa no filme; ele foi feito para mostrar um lado mais humano em um blockbuster explosivo de Hollywood.

Nós vemos o estabelecimento do conflito por parte de uma figura paterna (“Você acha que não erra, mas as escolhas que você faz podem matar você mesmo e todo mundo sob seu comando. Mas eu acredito em você, Jim”), nós vemos o desenvolvimento desse conflito acontecendo (a arrogância do personagem em ir atrás do vilão, uma aparente armadilha e Kirk percebendo que realmente colocou a vida de todos em perigo) e nós temos, no final, a repetição da frase “Mas eu acredito em você, Jim” para concluir com um toque emocional bem legal e que realmente humaniza o filme pros expectadores.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários