Leandro de Barros
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
O Som ao Redor fica de fora da disputa de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2014
Lista com os pré-indicados da categoria não contém o longa brasileiro
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje uma lista com nove pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014. A parte ruim da novidade é a ausência do brasileiro O Som ao Redor, com direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho.
A lista final dos indicados só será revelada no dia 16 de Janeiro, mas a pré-lista com 9 filmes mostra uma tendência européia da Academia desse ano (6 filmes vem do Velho Mundo).
Confira os pré-indicados:
- A Caça (Dinamarca);
- The Broking Circle Breakdown (Bélgica);
- A Grande Beleza (Itália);
- Omar (Palestina);
- O Grande Mestre (Hong Kong);
- The Missing Picture (Camboja);
- An Episode in the Life of an Iron Picker (Bósnia e Herzegovina);
- The Notebook (Hungria);
- Two Lives (Alemanha)
Dentre as ausências, a mais sentida é a de Azul é a Cor Mais Quente, vencedor do Cannes desse ano, mas há uma explicação bem sólida para tal: o filme estreou no cinema no dia 9 de Outubro, na França, e o limite para se inscrever no Oscar era o dia 30 de Setembro. Com isso, o longa francês deve disputar o Oscar no ano que vem.
Em relação à favoritos, os que saem na frente são os representantes da Itália e da Dinamarca (A Caça, inclusive, foi muito elogiado no Festival de Cannes do ano passado), embora os representantes da Palestina e da Bélgica também sejam bons concorrentes.
Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.