O que o primeiro trailer de Quarteto Fantástico fala sobre o filme?

Leandro de Barros

  terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O que o primeiro trailer de Quarteto Fantástico fala sobre o filme?

Demos uma olhada no trailer e apontamos as coisas mais interessantes a se notar

Demorou, mas enfim a 20th Century Fox liberou o primeiro trailer oficial de Quarteto Fantástico, reboot cinematográfico da super-equipe da Marvel, com direção de Josh Trank (Poder Sem Limites).

Depois de tanto silêncio e mistério sobre o filme (a gente teve de apagar algumas fotos à pedido do estúdio no ano passado), finalmente nós temos algo para analisar. Por que a Fox estava tão misteriosa? O que esse primeiro trailer tem a dizer?

É o Quarteto do Universo Ultimate…

Pela idade do elenco a gente já suspeitava disso, mas o trailer deixa bem claro: esse é o Quarteto Fantástico do Universo Ultimate. Quem já leu o início da super-equipe no Universo Ultimate da Marvel notou as semelhanças: tem a infância de Reed Richards, os experimentos dele com a Zona Negativa, o “think tank” do Edifício Baxter e muitas outras coisas da origem do Quarteto nessa nova versão.

fantastico 01

fantastico 03

 

fantastico 11

… o tom, porém, é diferente.

Os quadrinhos da Marvel Comics sempre costumaram ser um pouco mais leves. O próprio início dessa versão do Quarteto Fantástico por lá tem um pouco de humor – marca utilizada pelos dois criadores do Universo Ultimate, Mark Millar e Brian Michael Bendis.

O trailer, porém, não mostra muito disso. É óbvio que a gente não sabe o contexto de praticamente nenhuma dessas cenas e todas opdem ser bem engraçadas na versão final, mas a música de fundo e os tons frios da fotografia dão a impressão de um filme que se leva a sério.

Os cinco aparecem em ação

Como o nome indica, o Quarteto Fantástico é composto por 4 pessoas fantásticas. Se não fosse assim, não seria Quarteto ou Fantástico. Talvez fosse Quinteto Fantástico ou Quarteto Normal, mas Quarteto Fantástico mesmo só com 4 pessoas fantásticas.

Porém, contudo e todavia, existe um quinto elemento bem ligado ao time: Victor Von Doom, o Doutor Destino (que não deverá ter esse nome no longa). Todos os poderes dos protagonistas aparecem com certa obviedade no trailer (você vê o Senhor Fantástico se esticando, vê um campo de força da Mulher-Invisível, vê o Coisa e também o Tocha Humana pegando fogo), o Doutor Destino pode passar desapercebido da maioria, mas aí está ele:

Pouco do plot, muito do mundo

É importante notar que muito pouco do plot foi mostrado nesse trailer. Nós tivemos algumas cenas do passado (Ben e Reed com uma máquina) enós tivemos a cena deles partindo para a Zona Negativa obter os poderes. Entre isso, nós tivemos flashs que mostram a junção entre essas duas cenas e um pouco deles usando seus poderes.

Isso mostra pouco da trama, porque nós já sabíamos o que ia acontecer (experimento dá errado, eles ganham poderes, salvam o mundo), mas mostra muito do ambiente onde eles estão: menos “fantástico” como os filmes da Marvel ou os originais do Quarteto e mais verossímil, sombrio e pautado no “e se acontecesse mesmo?”, características da ficção do Século XXI.

quarteto fantastico

No geral, é pouco para saber se o longa será o que se espera dele ou não, mas é o suficiente para matar algumas das dúvidas e, principalmente, preconceitos com o filme.

Quarteto Fantástico soltou um trailer bonito e parece ter uma proposta sólida – se as pessoas vão gostar disso quando o filme estrear nos cinemas é outra conversa.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários